Família > Crescer > Desenvolvimento

Complicar a fala: crianças de 3 a 4 anos

Complicar fala: criancas 3 4 anos

Com os 3 anos, surgem capacidades gramaticais, como por exemplo, o uso de plurais e preposições, assim como a aplicação de questões no seu discurso (“idade dos porquês”). O vocabulário da criança é variado, permitindo-lhe compreender frases simples. Porém, na sua expressão as frases ainda são telegráficas respeitando a estrutura básica (Sujeito-Verbo-Objecto), por exemplo “João quer leite”. É também nesta faixa etária, que surge a manipulação dos sons da língua através de jogos com rimas e de segmentação silábica, que será a base para a aquisição da capacidade de leitura, posteriormente.

Aos 4 anos a criança apresenta um discurso, gramaticalmente, mais próximo do dos adultos. Já é capaz de relatar acontecimentos passados ou histórias ouvidas, através de frases gramaticalmente completas. Ao nível da produção dos sons da sua língua materna, a partir dos 5 anos a criança já deverá ser capaz de dominar a maioria dos sons, extinguindo-se as trocas e/ou omissões destes nas palavras.

Com o desenvolvimento cognitivo, a criança continuará a aumentar a complexidade e variabilidade do seu vocabulário, criando as bases necessárias para as competências que irá adquirir na escola. Daí a importância de um bom desenvolvimento da linguagem, para que a aprendizagem da leitura e escrita não sejam comprometidas, por lacunas a esse nível.

Para saber mais sobre o desenvolvimento da linguagem:

para bebés

para crianças de 1-2 anos

Quando deve consultar o Terapeuta de Fala? 

 

 

Texto de Ana Paiva- Terapeuta da Fala na Arte & Fala Porto e S. João da Madeira

Arte & Fala- T: +351 919862141 (2ª a 6ª das 7h às 21h) | E-mail: geral@artefala.com.

Arte & Fala Arte & Fala no facebook

 

Tem dúvidas ou questões que nos poderíamos esclarecer? Contate-nos!