A importância do desenvolvimento artístico na infância

artes crianças

A educação artística é um alicerce no desenvolvimento cognitivo, motor e psicológico.

Nos dias atuais, a base da educação escolar tradicional, através das disciplinas curriculares básicas coloca o fazer artístico em segundo plano. As atividades extra-curriculares são importantes, porém muitas vezes as atividades criativas não entram na rotina da criança.

A arte existe desde que o homem é homem, a humanidade criou tudo que usamos. Todos temos pulsão criativa mesmo sendo educados a ignorá-las. Sabendo disso, o Triunfo da Cor elabora atividades artísticas para crianças de 3 a 12 anos, jovens e adultos, com metodologia montessoriana, através das artes plásticas para crianças e  pintura artística para jovens e adultos.


Dedicamos nosso tempo e esforço para que as crianças tenham uma boa formação, mas aprendemos também que a arte é uma perda de tempo. E não é! Nunca foi e não deveríamos ver a arte como algo “recreativo”. A arte é um alicerce na formação do ser humano. Além da cultura, ensina-nos a ver, pensar e sentir.

As crianças, hoje em dia, não sabem o que é ócio, muito menos o ócio criativo – aquele que nos fazer criar para acabarmos com o tédio que nos assola. Estamos envolvidos com tanta informação, televisão, computador, telemóvel, jogos de vídeo, que nem tiramos os olhos do ecrã para conversarmos. As relações distanciam-se, assim como a criatividade.

Uma crianças que trabalha artisticamente os seus interesses – artes plásticas, música, teatro, dança, moda, culinária etc. – será, com maior certeza, um adulto à frente dos outros, além do olhar criativo poético será uma pessoa com mais habilidades cognitivas, terá seu lado psicossocial mais bem elaborado.

As metodologias de educação contemporâneas como a Montessori, Construtivista e Waldorf utilizam a Arte como base das elaborações das disciplinas pedagógicas. A criatividade e as manualidades são peças-chaves na aprendizagem, as crianças que estudam com estas metodologias têm um olhar diferenciado sobre o mundo e as coisas.

Oficinas do Triunfo da Cor:

Nas oficinas Introdução às Artes Plásticas (6-12 anos) e Crescer com Arte (3 -6 anos) é desenvolvido um projecto artísitico de temática e materiais diferentes para que haja sempre a experimentação de algo novo nas aulas.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *