A Carta da Psicóloga dos Miúdos a tod@(s) @s Pais, “Natais”, ou não... - Pumpkin.pt

A Carta da Psicóloga dos Miúdos a [email protected](s) @s Pais, “Natais”, ou não…

Carta Psicóloga Miúdos

Rita Castanheira Alves, Psicóloga Clínica infanto-juvenil e de aconselhamento parental desde 2007 e acredita que todos temos recursos que podem ser optimizados no(s) nosso(s) percurso(s) de vida. Desenvolve o seu trabalho com crianças e adolescentes mas também com pais e educadores. É autora do projecto Psicóloga dos Miúdos, onde trabalha actualmente bem como desta carta que hoje partilhamos.

[email protected] [email protected],

este ano, como presentes peço-lhe: OLHE, nos olhos do seu filho, genuinamente e estando presente; SORRIA, pelo orgulho que tem pelo que o seu filho é; ABRACE-O, muito, muito; estejam JUNTOS, a conversar, a brincar e a preguiçar; dêem uma grande GARGALHADA juntos; ELOGIE o seu filho, verdadeiramente; PEÇA-LHE AJUDA, mostrando-lhe a importância de colaborar; AGRADEÇA, por tudo; QUESTIONE-SE internamente: conheço o meu filho?; CONHEÇAM-SE mutuamente, sem crítica; faça-lhe uma grande REVELAÇÃO: “Gosto tanto de ti!”; tenha TEMPO só para SI, para respirar e cuidar de si.

Se possível… Que estes presentes possam ser dados mais vezes ao longo do ano.

O desenvolvimento dos miúdos é feito em cada dia e em cada oportunidade, tornando aquilo que nos rodeia como o cenário para crescer, reflectir e aprender, onde os adultos que cuidam são personagens principais. Por isso até o Natal é uma oportunidade de desenvolvimento psicológico saudável, em que um presente é um gesto, uma palavra ou uma experiência, que permanece dentro de nós por toda a vida, seja Natal ou não e deve ser praticado como se fosse mesmo uma prenda: ser sempre especial, embrulhado em bonitos gestos e entregue aos miúdos com muito cuidado e entusiasmo.

Qualquer dúvida ou ajuda no fabrico dos presentes basta escrever de volta para a Psicóloga dos Miúdos.

Feliz Natal!

 

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *