Nos primeiros anos de vida, a criança é compreendida por meio de gestos.
O movimento constitui o modo que o bebé encontra para exprimir grande parte das suas necessidades até ao momento em que a linguagem verbal começa a ser adquirida. A psicomotricidade é a relação entre a motricidade, a cognição e a afetividade, e constitui um elemento essencial e indispensável para o desenvolvimento global e a realização de aprendizagens significativas pela criança.
A psicomotricidade é a relação entre a motricidade, a cognição e a afetividade, e constitui um elemento essencial e indispensável para o desenvolvimento global e a realização de aprendizagens significativas pela criança.
É fundamental que a criança cresça num ambiente favorável e facilitador das aprendizagens e que disponha de estímulos adequados ao desenvolvimento psicomotor.
A Triboo partilha connosco algumas dicas de brincadeiras que estimulam o desenvolvimento psicomotor do seu filho.
Saltar à corda
Saltar à corda estimula o desenvolvimento motor das crianças, noção de tempo e perceção do corpo.
A coordenação de braços e pernas é desenvolvida, dado que a criança terá que saltar e movimentar os braços com eficiência para conseguir os movimentos corretos, no momento correto.
Durante todo o exercício, é necessário avaliar a posição da corda relativamente ao corpo e antecipar os movimentos que permitem saltar a corda e manter o equilíbrio no processo.
Imitar animais
Além de estimular e desenvolver a autoconfiança da criança, trabalha a audição e a perceção do espaço.
É, também, uma forma de ligar a criança à natureza e ao mundo natural. Ora é um leão na savana africana que ruge do fundo dos pulmões, ora é um lémure nas profundezas da selva à procura de alimento. O céu é o limite, e os risos e gargalhadas são garantidos!
Caça ao tesouro
Estimula a capacidade de interpretação e é ideal para fazer com crianças que estão a começar a ler e a escrever.
Desenhe um mapa com alguns pontos de referência e um grande “X” a marcar o local do tesouro e deixe a imaginação da criança voar.
Poderá também incluir pistas, charadas e desafios que devam ser superados para chegar ao desejado tesouro.
Andar de bicicleta
Desenvolve as capacidades motoras e de coordenação. Andar de bicicleta é um ótimo exercício para a criança, requer equilíbrio, postura, atenção e coordenação motora e outros inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento psicomotor.
Estimula também a atenção e a disciplina, a velocidade de raciocínio e o desenvolvimento intelectual. Os passeios de bicicleta reforçarão valores sociais, como companheirismo, respeito, tolerância, solidariedade, além do desenvolvimento de um espírito de superação, segurança e confiança.
A utilização de um meio de transporte ecológico e em equilíbrio com a natureza transmite valores de preservação do meio ambiente e contacto com o meio natural.
Brincadeiras no parque (baloiço, escorrega, subir, descer, saltar, correr…)
Propor desafios às crianças faz com que desenvolvam a coordenação motora e a resistência, além de se tornarem mais resilientes perante as dificuldades e obstáculos.
Todas estas atividades envolvem o movimento do corpo pelo espaço, normalmente a velocidades superiores às que seriam atingidas num simples passeio. Isto leva ao desenvolvimento da velocidade de raciocínio e coordenação motora.
O parque é, também, um local que promove o contacto com outras crianças estimulando assim o desenvolvimento social.
Brincar com bonecos
Ao brincar com bonecos, a criança descobre a capacidade de cuidar, de trocar experiências e de imaginar situações com o brinquedo.
Desenvolve a linguagem, a imaginação e a socialização. Brincar com bonecas é, também, uma forma de a criança se expressar, de moderar angústias e ansiedades que não conseguem expressar verbalmente.
Brincar com carrinhos
Desenvolve a coordenação oculomanual e a motricidade fina. É também ótimo para o desenvolvimento da imaginação da criança.
Enquanto brinca com os carrinhos, sente-se um autêntico piloto de corridas, ou um agente secreto a fugir dos mauzões! Isto ajuda a desenvolver não só a imaginação, mas também o vocabulário da criança, que durante a brincadeira com carrinhos conversa consigo mesma ou com quem estiver a participar na brincadeira.
É também desenvolvida a inteligência lógico-matemática, dado que é desenvolvida a noção de tempo e espaço, velocidade, simetria, números, organização e reconhecimento de símbolos (sinalização de pista, semáforo, subir, descer, etc).
Poderá desenvolver estas brincadeiras dentro e fora de casa, a diversão é garantida.
Espreite a Triboo para ver a seleção de brinquedos que serão companheiros fantásticos nas brincadeiras com os seus filhos.
Este artigo foi útil para si?