Porque é que as histórias e os livros podem ser grandes potenciadores do desenvolvimento e da aprendizagem?
O Projeto Girafa – Livraria dos afetos é uma livraria com foco na Literatura Infanto-juvenil e na Educação e Parentalidade Positiva.
Pretende ser uma livraria para as crianças, mas também para as famílias, com a missão clara de, por um lado, favorecer hábitos de leitura saudáveis, e por outro favorecer a Literacia Emocional, a Linguagem dos Afetos e a promoção de relações mais positivas nas famílias.
Este projeto giríssimo partilhou connosco 5 boas razões para oferecermos livros às crianças!
- Porque através dos livros as crianças descobrem formas, cores, movimentos, ilustrações e percebem que existe vida dentro dos livros.
- Através da leitura potenciamos o desenvolvimento da curiosidade e da fantasia, pois a criança cria as suas próprias imagens mentais e vai construindo o seu pensamento e os seus conceitos sobre o mundo à sua volta.
- Quando exploramos o livro, comunicamos e incentivamos o desenvolvimento da comunicação e da linguagem.
- No início a exploração do livro e a da história será feita de uma forma mais sensorial, mas com o tempo e com a experiência a criança irá conseguir passar para uma fase mais representativa e imaginativa, desenvolvendo em paralelo a sua atenção/concentração e a sua capacidade de acompanhar uma pequena narrativa.
- E para terminar, e não menos importante, porque os livros e o momento da leitura pode e deve ser de grande riqueza afetiva. Quer quando contamos uma história, quer quando a escutamos, envolvemo-nos num momento de proximidade e atenção ao outro. Fortalecemos os nossos vínculos e fazemos descobertas em conjunto.
Deixamos também aqui algumas dicas que podem ser úteis na hora de escolher um bom livro para explorar em família:
- Dê importância às ilustrações e ao cuidado com a imagem que representa a história.
Um livro infantil bem ilustrado oferece à criança uma experiência estética, que enriquece o seu repertório e estimula o prazer da leitura.
- O tema/mensagem da história é um fator muito importante.
Em geral, livros que descrevem experiências e objetos do quotidiano da criança geram interesse e identificação. Livros sobre assuntos relevantes da vida da criança podem ser uma boa ferramenta para ajudar a criança a lidar com os desafios naturais da sua faixa etária.
- Privilegie livros de boa qualidade e resistência.
È importante que o livro possa ser manuseado pela criança de forma autónoma.
- Crie uma biblioteca diversificada.
Em temas, em estilo de ilustração, em estilo de texto.
Ter uma biblioteca variada oferece à criança uma pluralidade cultural, um repertório mais vasto, mais oportunidades de descoberta e de imaginação, mais opções que ampliarão o universo e as possibilidades de escolhas dessa criança.
E para tornar o momento da história um momento ainda mais especial e mais positivo em família, deixamos aqui algumas estratégias para leitura acompanhada:
- Interpretar (fazer vozes e diferentes entoações)
- Cantar
- Inventar mímicas
- Utilizar objetos para ajudar a contar a história
- Permitir que a criança participe na história
- Investir na repetição / ajudar a criar hábitos de leitura
- Encontrar um espaço e tempo adequados (longe de outros estímulos)
Fazer do tempo de leitura um tempo especial em família vai certamente promover relações mais positivas, aumentar o vinculo entre pais e filhos e ajudar a promover uma comunicação mais positiva, e com isso tornar mais possível ter crianças mais cooperantes e relações mais harmoniosas.
Ter um momento de exploração literária em família promove uma maior proximidade entre pais e filhos, ajuda os pais a perceberem melhor a visão da criança sobre determinados assuntos, mostra à criança que os pais estão disponíveis e presentes para ela, o que se traduz na vontade da criança se ligar e cooperar.
As relação entre pais e filhos ficam menos tensas e criamos memórias mais positivas.
Por tudo isto, desejamos a todos boas leituras!
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?