Organizem as finanças… e sejam ainda mais felizes!
Ano Novo, Vida Nova. O lema repete-se e cada ano que passa deve ser encarado como uma oportunidade para melhorar as Finanças Pessoais que, por sua vez, permitirão tornar a vida em família ainda mais saborosa… principalmente depois de um 2022 tão complicado.
1. Organizar as despesas e poupar
Esta parece fácil! Normalmente, uma das maiores resoluções de Ano Novo é poupar. Sabemos como é difícil economizar quando se tem crianças e como esse objetivo cai por terra à medida que os meses vão passando, mas o essencial é, sobretudo, a disciplina.
Atingir este objetivo pode passar por abrir uma conta-poupança para se ir juntando para os estudos dos filhos, tentando igualmente pôr de parte, no mínimo, 10% do ordenado para um fundo de emergência.
Apontar todas as despesas anuais obrigatórias (como pagar o seguro automóvel em outubro ou o IMI em abril) e ir colocando dinheiro de parte num envelope para cobrir estas despesas também pode ser uma boa técnica. Muitas aplicações bancárias permitem criar “porquinhos” virtuais para guardar dinheiro – que tal usá-las para estarmos preparados?
2. Planear a melhor viagem de sempre em família
E se poupar é excelente, usufruir disso para passar tempo de qualidade em família é altamente motivacional. Este pode ser o ano em que finalmente se faz aquele tão aguardado passeio à Disneyland Paris, ou, irem em família até aos Açores ou à Madeira.
Se os pequenos adoram, os adultos gostam ainda mais. Se planeada com antecedência, comparando diversos preços em várias agências e organizando bem para que não se perca nenhuma atração, pode ser a melhor viagem de sempre em família.
3. Mudar de lar para mudar de ar?
Vem aí uma nova abobrinha para a família ou chegou finalmente a altura de ir viver para um local mais tranquilo, perto da natureza? Pode ser um ano de mudanças e, embora estas sejam uma dor de cabeça no início, a verdade é que no médio prazo não há nada como mudar para melhor. E o que mais se pode adorar numa casa senão as pessoas com quem a partilhamos?
Neste âmbito, até pode ser possível conseguir a transferência do crédito à habitação para obter melhores condições financeiras, especialmente nas taxas de juro e no spread. O facto de hoje ser possível transferir o empréstimo de uma forma simples e a qualquer momento é mais um fator de encorajamento.
4. Saber entreter os miúdos no inverno
Se no verão é mais fácil fazer uns programinhas em família aos fins de semana (seja no jardim ou na praia), o mesmo não acontece nos meses mais frios, nos quais é mais difícil manter as crianças entretidas e dá mais vontade de estar em casa no quentinho da sala.
Como tal, pode ser a altura certa para avaliar qual a oferta de filmes e séries para os mais pequenos disponibilizados pelos diferentes operadores em comparação com outros serviços de streaming disponíveis em Portugal, e perceber qual é o que mais agrada a toda a família.
Quem sabe até mudar de operadora de telecomunicações e poupar substancialmente nestes gastos.
5. Investir em formação para toda a família
Apostar na educação é sempre um investimento. O filho mais velho está desejoso de aprender a tocar guitarra? A filha mais nova tem “pilhas Duracell” e seria uma mais-valia inscrevê-la na ginástica acrobática? E que tal um dos pais aprender uma nova língua para reconverter a sua carreira?
Espreitem aqui as seleções da Pumpkin com as melhores escolas para as várias atividades extracurriculares.
De resoluções financeiras está o novo ano cheio!
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?