Livros, actividades culturais para pequenos e graúdos, restaurantes e receitas, viagens e hotéis, crianças, parentalidade, moda, beleza, entre outros são alguns dos temas abordados no Sunny November. Hoje trazemos este texto assinado pela Cláudia Ganhão, com algumas dicas para educar crianças sãs… e felizes.
Já perceberam que sou apaixonada por crianças e por tudo o que diga respeito à sua educação, crescimento e formação, o tema interessa-me, leio, pesquiso, troco ideias, converso e com tudo isso construo as minhas considerações e o que quero ser como mãe e claro, gosto de as partilhar. Aqui fica mais uma partilha para uma educação mais sã dos nossos filhos:
1. Respeito/Amor.
Pelo próprio, pelos outros, pelos animais, pela natureza.
2. Diferenças.
Aceitar, saber lidar, não marginalizar.
3. Maneiras.
Cumprimentar, agradecer, pedir desculpa, ensiná-los a saber estar em qualquer local.
4. Brincar.
Não enchê-los de brinquedos mas antes ensinar a brincar, a imaginar.
5. Responsabilidade.
Pelas palavras, pelos actos.
6. Momentos.
Mais momentos, experiências e vivências, menos bens materiais e “coisas”.
7. Ajudar/Partilhar.
Com quem tem menos, com quem precisa.
8. Dinheiro.
O dinheiro não é tudo mas precisamos dele e temos de o saber gerir, um bom princípio é dar uma semanada ou mesada e passar os princípios de gestão da mesma.
9. Alimentação.
Mais equilibrada, variada, biológica, natural, menos processada.
10. Natureza.
Mais contacto com a natureza, conhecer, ouvir, cheirar, sentir, respeitar, arrancá-los de casa, da televisão, dos iPads, dos computadores, dos centros comerciais, das escolas.
11. Autonomia.
Nós pais não devemos fazer as coisas por eles, devemos deixá-los experimentar, deixá-los errar, dar-lhes mais autonomia, um bom exemplo é deixá-los andar de transportes públicos (sabiam que a maior parte dos universitários portugueses nunca andou de transportes públicos!).
12. Ser criança.
Permitir-lhes ser criança, sonhar, brincar, imaginar, admirar, procurar o fim ou início do arco-íris, acreditar em fadas, duendes, bruxas, magias, monstros, deixá-los andar à chuva, chapinhar nas poças, sujarem-se, rir, gargalhar. A meninice passa rápido demais e muito em breve vão crescer, vão ter preocupações, responsabilidades e não vão ter tempo para brincar, sonhar, para acreditar em magia, vão ser adultos.
Este artigo foi útil para si?