Família > Crescer > Atividades extracurriculares

MUSA – Escola de Música e Artes de Aveiro

MUSA

Música, Teatro e Expressão Dramática para a Infância e Juventude.

Formação Musical:

Guitarra Acústica, Guitarra Elétrica, Piano, Bateria, Baixo e Contrabaixo, Violino, Viola de Arco e Violoncelo, Flauta Transversal, Saxofone, Música para Bebés, Pequenos Músico (3-6 anos), Canto, Coro Gospel, Guitarra Pais e Filhos, Bandas, Outros Instrumentos e Preparação do Conservatório.

Objetivos das Aulas de Teatro e Formação Dramática:

Proporcionar às crianças e jovens uma aprendizagem diferente de si mesmos e dos outros, no contexto de um trabalho artístico que, apesar de ser realizado em grupo, pretende apoiar e desenvolver as características específicas de cada aluno.

Neste processo pretende-se também ajudar os jovens a encontrar as suas melhores qualidades e a colocá-las ao serviço da sua progressão.

Este tipo de trabalho ajuda a criança e o jovem, preparando-o para a sua vida pessoal, escolar e profissional, onde vive permanentemente integrado em diversos grupos e equipas.

Para os jovens que pretendam seguir uma vida profissional nestas áreas, a escola ajuda também na preparação das provas.

Metodologia:

O trabalho segue a estrutura pedagógica de outros trabalhos relacionados com expressão dramática, mas acrescenta espaço para o trabalho criativo, individual e coletivo.

O ambiente lúdico e criativo em que estes processos se desenvolvem permite que estas aprendizagens se efetuem de uma forma sólida e duradoira, mas simultaneamente divertida e acolhedora.As aulas compõem-se de quatro partes essenciais, ligeiramente diferenciadas na estrutura e conteúdos de acordo com o escalão etário da turma.

Trabalho por objetivos – os espetáculos:Os alunos terão a oportunidade de participar em vários trabalhos ao longo do ano, com espaço dado à sua natural capacidade criativa, mas com acompanhamento próximo do orientador.

Estes espectáculos irão interagir com as valências da escola em termos de ensino da música, procurando, também desta forma, fazer a diferença.

Não se pretendendo que sejam espetáculos musicais, considera-se que a música tem um papel importante no teatro, sendo um campo importante de pesquisa e desenvolvimento de projetos para esta escola.

No entanto, as crianças e jovens que participam não necessitam de saber música ou tocar um instrumento.

Sobretudo no grupo de jovens, coloca-se a hipótese de elaborar um espetáculo sobre uma banda ou sobre um tipo de música, que seja consensual e do interesse do grupo.

Ao longo do ano são reunidos diversos textos da dramaturgia especialmente dedicada às crianças e aos jovens (ou que possa ser adaptada para se adequar às suas idades) e onde a música também desempenhe um papel importante.

A participação nestes trabalhos finais em termos de exposição ao público não é obrigatória, podendo os alunos escolher outras formas de acompanhar o trabalho sem serem excluídos.

Podem participar na preparação dos textos, da música, dos figurinos, da escrita ou do cenário, aprendendo a difícil arte de montar um espetáculo (um projeto) em grupo, onde todos são necessários e incluídos.

O trabalho desenvolve-se a um ritmo de uma sessão de hora e meia por semana.

Aulas para crianças dos 6 aos 12 anos: Sábados, das 12:15 horas às 13:15 horas (passível de alteração).

Aulas para adolescentes dos 12 aos 18 anos: Sextas-feiras, das 19:00 horas às 20:00 horas. (1ª aula dia 31 de Outubro).

Mais informações:

Morada: Rua Dr. João de Moura, 41 A, 3800-157, Aveiro.

E-mail: [email protected]

Telefone: 234 283 490.

Telemóvel: 961 152 270.

Espreitem a nossa lista de melhores escolas de música de norte a sul do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *