Família > Crescer > Atividades extracurriculares

Escola de circo para as crianças: um espetáculo de atividade!

escola de circo

Arte, desporto e muita, muita diversão!

Incluir uma prática desportiva na rotina dos miúdos (e graúdos, claro!) é fundamental para a manutenção de um estilo de vida saudável. Mas já pensaram em matricular as crianças numa atividade diferente, que une arte e desporto?

Se as vossas abobrinhas adoram fazer cambalhotas e não perdem uma oportunidade para fazer muitas palhaçadas, frequentar uma escola de circo pode ser a atividade extra-curricular perfeita! De certeza que fazer algo assim tão divertido irá ajudar a terem mais motivação para frequentarem a escola, não acham?

Estão em dúvida entre uma aula de circo e um desporto mais convencional?

Saibam que o circo é uma atividade que proporciona muita alegria e traz imensos benefícios para os miúdos!

O universo  circense é lúdico e divertido, repleto de brincadeiras, que podem contribuir muito para o desenvolvimento da criança. É um ótimo exercício físico, estimula a criatividade e sensibilidade, além de desenvolver a parte de expressão artística.

Circo criança

Como são as aulas de circo para crianças?

Dinâmicas e cheias de encanto, as aulas de circo trabalham diversas técnicas circenses, como trapézio, lira, cama elástica, tecido, perna-de-pau, malabares e acrobacia.

No geral, as aulas seguem o sistema de circuito, para que cada aluno ou aluna possa experimentar as possibilidades do próprio corpo. Cada escola tem a sua regra quanto à idade mínima de frequência, mas muitas aceitam crianças pequenas, a partir dos 4 anos.

São aulas descontraídas, que duram em média 40 minutos. A ideia é que a criança se divirta muito enquanto se exercita!

Bepanthene destaque gifPara os papás que se preocupam com a segurança das abobrinhas, saibam que as aulas de circo são ministradas por professores que conhecem as limitações das crianças e que estarão sempre a acompanhar de perto as “peripécias” para evitar quaisquer acidentes.

Caso alguma pirueta corra mal, há sempre Bepanthene® Plus, para desinfetar e tratar qualquer ferida. Depois, o espetáculo pode continuar como se nada fosse!

Circo para crianças: quais os benefícios?

Na área psico-social, a arte circense  incentiva:

  • a socialização e a integração;
  • a superação dos medos;
  • a superação de desafios;
  • a perda da timidez;
  • a confiança em si e nos outros;
  • a perseverança e a autoestima;
  • o trabalho em grupo;
  • a melhora na comunicação.

No desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, as aulas de circo também proporcionam:

  • maior consciência corporal;
  • melhor noção espacial;
  • estímulo à prática desportiva;
  • alongamento, flexibilidade e força;
  • equilíbrio, agilidade e coordenação motora.

À procura de uma escola de circo em Portugal?

Existem muitos sítios giros em Portugal que oferecem aulas de circo. Levem a vossa abobrinha a uma aula experimental, de certeza que vai adorar!

Armazém Aério

Armazém Aério

O Armazém Aério é uma Academia e Companhia de Novo Circo fundada em 2004 em Portugal. Está sediada no Teatro Dom Luís Filipe (Teatro da Luz) em Carnide, Lisboa, sendo administradora e gestora artística desde espaço cultural.

Promove as Acrobacias Aéreas de Novo Circo que se executam em diferentes aparelhos como o trapézio, lira, tecido vertical, rede aérea, dança vertical, entre outros mecanismos e estruturas que permitam movimentos em suspensão.

Leciona Acrobacias Aéreas, em Lisboa, no Teatro da Luz (Carnide) e na MindFit Academy (Telheiras), em Odivelas na Escola Vasco Santana e em Almada na Incrível Almadense.

Oferece aulas para crianças a partir dos 5 anos. Mais informações aqui.

Morada: Teatro da Luz (Teatro Dom Luiz Filipe), Largo da Luz , 2, Carnide, 1600-498 Lisboa.

Telefone: 211 536 034.

E-mail: [email protected]

Site: https://www.armazemaerio.com/

Página do Facebook: Armazém Aério

Companhia da Chaminé

Companhia da Chaminé

A Companhia da Chaminé é um espaço criativo no Campo d´Ourique, em Lisboa, onde são oferecidas aulas de teatro e escola de circo para Crianças durante o ano lectivo e workshops de Teatro para crianças aos fins de semana.

Morada: Rua Coelho da Rocha, 69, Pav. 12, 1350-073 Lisboa.

Telefone: 917 930 468.

E-mail: [email protected]

Site: https://companhiadachamine.com/

Página do Facebook: Companhia da Chaminé

Perfoliarte

Escola de circo

Na Perfoliarte, em Alfragide, as crianças terão a oportunidade de fazer aulas de acrobacia aérea e aprender várias técnicas do mundo do circo contemporâneo, como:

Tecido vertical: Tecido acrobático suspenso na vertical por uma extremidade. No tecido, o aluno aprenderá a executar subidas, descidas, poses, quedas, entre outros, exercícios de força e flexibilidade criando linhas fortes e elegantes.

Trapézio estático: Barra horizontal suspenso por duas cordas. No trapézio aprenderá a executar várias figuras, acrobacias e movimentos na barra e nas cordas.

Lira: Anel de metal suspenso coberto com tecido. Na lira, aprenderá a executar várias figuras de dança acrobática. Cada um tem seu próprio estilo, tudo em músculo ou tudo suave!

Morada: Av. dos Cavaleiros 72, 2790-045 Carnaxide.

Telefone: 925 842 894.

E-mail: [email protected]

Jaya Aerial Lab

Jaya Kids

Localizada em Lisboa, a Jaya Aerial Lab oferece a aula Jaya Kids, focada em crianças de idades entre os 6 e os 13 anos, onde é feita uma introdução à acrobacia aérea (Tecido Vertical, Trapézio, Lira e Corda), bem como acrobacias de solo.

A prática desta disciplina traz benefícios não só a nível físico, como psíquico e social das crianças:

– Desenvolve a coordenação motora, força muscular e flexibilidade;

– Aumenta a auto-estima, auto-confiança e autonomia das crianças;

– Desenvolve a criação de relações interpessoais, laços de amizade, formas de interação, promovendo o espírito de equipa e a partilha de ideias/sentimentos, tornando as crianças mais “ricas” e felizes.

Morada: Rua da Escola de Medicina Veterinária 15/17 1000-127 Lisboa.

Telefone: 969 330 433.

Site: http://jaya.pt/

Página do Facebook: Jaya Aerial Lab

Chapitô

Chapitô

O Chapitô é um projeto que visa colocar o circo e as artes ao serviço da inclusão e na formação e qualificação humanas.

Nos Ateliers para Crianças que o Chapitô oferece, sustentados nas artes circenses, as crianças desenvolvem competências essenciais nas áreas motoras, cognitivas e relacionais – as aprendizagens, com uma forte componente lúdica mas com elevado rigor, procuram um sentido estético apurado e facilitam relações sociais marcadas pela positividade.

Morada: Costa do Castelo, n.º 1 / 7  Lisboa, Portugal.

Telefone: 21 885 55 50.

E-mail: [email protected]

Site: https://chapito.org/

Página do Facebook: Chapitô

Instituto Nacional de Artes do Circo

Circus Baby

O INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo é um polo internacional dedicado exclusivamente às artes do circo localizado em Vila Nova de Famalicão – Portugal.
O Instituto tem como missão formar artistas, capazes de uma abordagem pluridisciplinar que assegure o surgimento e a afirmação de novas estéticas e levar o circo a todos os públicos, assim como a difusão e a implementação do circo contemporâneo em Portugal, proporcionando uma nova oferta e enriquecendo o panorama cultural vigente.

O Circus Kids destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos. Nesta aula os estudantes terão a oportunidade de experimentar, treinar e criar com todas as disciplinas de circo, que tem como base a manipulação de objectos, o equilibrismo, a acrobacia aérea e a acrobacia de solo.

Já as aulas de Circo em Família, tem como principal objetivo criar um momento e uma actividade dentro do seio familiar. A origem do circo vêm de uma esfera familiar e é neste princípio que queremos ligar as famílias. Nesta aula pais, mães, filhos e familiares terão a oportunidade de desfrutarem juntos de jogos criativos onde as técnicas de circo são a principal ferramenta de comunicação.

Para as abobrinhas mais pequeninas, há ainda a opção da aula Baby Circus, destinada a crianças dos 3 aos 6 anos. Nesta aula os mais pequenos terão a oportunidade de experimentar, exercitar e jogar com todas as disciplinas de circo, que tem como base a manipulação de objectos, o equilibrismo, a acrobacia aérea e a acrobacia de solo.  O principal objetivo é estimular e potenciar todas as capacidades motoras e sensoriais da criança.

Morada: Lugar do Xisto, 4760-727 Ribeirão, Vila Nova de Famalicão.

Telefones: 937542669 / 914433123 / 966303219.

E-mail: [email protected]

Site: https://www.institutonacionaldeartesdocirco.com/

Página do Facebook: Instituto Nacional de Artes do Circo

Tudo sobre o Início das Aulas:

Atividades extracurriculares: um extra que vale a pena!

– Início das aulas: tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade

– Calendário Escolar 2019/2020: conheça as datas oficiais

– Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin

– Material Escolar: o que deve mesmo comprar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *