Yoga para bebés, crianças e famílias.
A Babyoga foi a primeira Escola em Portugal especializada na prática de Yoga com bebés, crianças e famílias. A sua filosofia assenta numa partilha de amor, compreensão, respeito e muita diversão. A prática de Babyoga vai dos 0 aos 4 anos e a prática de Playoga dos 5 aos 12 anos.
Babyoga

O Babyoga resulta de uma mistura entre a adaptação de posturas do yoga tradicional aos bebés, com a prática de movimentos desenvolvidos para estimular a integração sensorial do bebé e é feita em conjunto entre pais e filhos.
Existem 3 níveis que dependem da idade e da etapa de desenvolvimento do bebé:
Babyoga 1: dos 2 aos 8 meses
As aulas consistem numa prática calma recheada de ternura e de momentos de cumplicidade que desenvolvem os laços afectivos entre o pai/mãe e bebé ajudando os bebés a conhecerem melhor o seu corpo, o espaço que o rodeia e os seus pais.
Os pais sentem-se mais confiantes nos seus papéis pois aprendem mais sobre a personalidade do seu bebé adquirindo ferramentas que proporcionam uma estimulação adequada para um bom desenvolvimento.
Babyoga 2: dos 9 aos 23 meses
As aulas consistem numa prática activa e divertida recheada de brincadeiras entre o pai/mãe e o bebé. Nesta fase os bebés tornam-se naturalmente mais ocupados com as suas descobertas, é deveras importante continuar a construir o vinculo afectivo entre o pai/mãe e bebé de forma a manter a referência que os bebés necessitam para viverem intensamente as várias etapas que têm pela frente.
As posturas de yoga são bastante activas e cheias de movimento estimulando as recentes ou próximas conquistas como o sentar, gatinhar e andar.
Babyoga 3: dos 2 aos 4 anos
As crianças têm força, têm energia, têm flexibilidade. As crianças são activas mas também calmas. São genuínas e respeitam o que sentem e pensam. Acima de tudo, as crianças vivem cada momento como se fosse único e por isso entregam-se na totalidade. Mas será que conseguem praticar yoga? Claro que sim…. as crianças praticam yoga todos os dias…. naturalmente pois faz parte do seu desenvolvimento.
O Babyoga apenas estrutura, organiza e contextualiza o que as crianças trazem de inato e fazem naturalmente. Praticar yoga nesta idade pode ajudar as crianças a normalizar as suas emoções, resultado de uma vida activa e por vezes uma mente ainda mais activa. A prática de yoga pode ajudar as crianças a aumentarem a auto confiança, a auto estima, a conhecerem-se interiormente bem como a sentirem-se confortáveis com o seu próprio corpo tornando consciente a importância da respiração e da visualização. Um corpo ágil e forte revela uma mente igualmente forte e ágil.
Após 9 anos de experiência com mais de 500 famílias a Babyoga comprovou que os principais benefícios integrados são:
- Pais dormem melhor.
- Bebés dormem melhor.
- Alívio das cólicas.
Playoga

A prática de Playoga consiste num programa específico e único para crianças em fase escolar que promove o desenvolvimento da criança explorando o seu talento e o seu potencial como um todo valorizando as capacidades inatas de cada criança: criativas, intuitivas, físicas, emocionais, intelectuais e éticas. A prática de Playoga contempla um equilibrio entre a diversão com jogos, histórias e músicas, a disciplina, com cooperação, respeito e verdade, a integração com o relaxamento, massagens e visualizações.
Existem 4 níveis de Playoga:
- PLAYOGA 1: 4 aos 6 anos.
- PLAYOGA 2: dos 6 aos 9 anos.
- PLAYOGA 3: 10 aos 12 anos.
- PLAYOGA Pais & Filhos – 4 aos 12 anos.
Mais informações:
Tudo sobre o Regresso às Aulas:
- Início das aulas: tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade
- Calendário Escolar: conheça as datas oficiais
- Manuais Escolares gratuitos: sim!
- Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin
- Material Escolar: o que deve mesmo comprar?
Este artigo foi útil para si?