Conservatório de Música de Sintra - Pumpkin.pt

Conservatório de Música de Sintra

conservatório de música de sintra

São muitos os cursos direccionados aos mais novos, de diferentes idades e com apetências musicais diferentes.

O Conservatório de Música de Sintra é uma escola de ensino artístico especializado da Música e conta com quatro décadas de sucesso na área da educação e cultura.

Música para Bebés | dos 6 aos 35 meses

Estas aulas de periodicidade semanal, dirigem-se a crianças dos 6 aos 35 meses, acompanhadas por um adulto.

Nos primeiros meses de vida, os bebés estão especialmente receptivos a absorver tudo o que os seus sentidos possam captar. Melodias, ruídos, simples vocábulos, ritmos, cadências e movimentos são um mundo novo por descobrir que disciplinas como a Música para Bebés procuram estimular, favorecendo o desenvolvimento da sua coordenação motora, cognitiva e linguística.

Iniciação Musical Pré | 3 a 5 anos

Na Iniciação Musical Pré promove-se o desenvolvimento de competências musicais, contribuindo para o enriquecimento pessoal e carácter das crianças.

São transmitidas noções de sentido rítmico e melódico através de canções em que as crianças tomam consciência da pulsação, reproduzindo pequenas melodias/motivos melódicos, pequenas frases rítmicas/padrões rítmicos, e criando acompanhamentos rítmicos para melodias, com instrumentos orff e percussão corporal. Desenvolve-se também a consciência corporal através de gestos associados a letras, bem como de coreografias e passos simples.

Curso de Iniciação Musical | 6 aos 9 anos

No Curso de Iniciação Musical estimulam-se as vocações musicais e contribui-se para o enriquecimento pessoal do carácter da criança. Nestas disciplinas desenvolve-se a coordenação motora, memória, conceito de abstracto, lateralidade, concentração, criatividade e responsabilidade das crianças.

Ao longo deste curso, a criança tomará contacto com a linguagem musical e notação musical convencional.

Será progressivamente capaz de identificar, reproduzir, produzir e ler frases rítmicas e melódicas; identificar visual e auditivamente variações de andamentos, dinâmicas e fraseados; identificar o timbre de vários instrumentos e a estrutura/forma de um trecho musical, realizar leituras solfejadas em clave de sol, clave de fá e pauta dupla; ler e escrever frases melódicas; acompanhar melodias com instrumentos orff e percussão corporal; tomar consciência corporal através de coreografias e pequenas dramatizações; criar e regista pequenas composições em notação musical convencional.

Destina-se a alunos que estejam a frequentar o 1.º ciclo do ensino básico.

Orquestra de Guitarras – Iniciados

Esta orquestra destina-se a alunos a frequentar o 2º, 3º e 4º anos em 2018-19, sem experiência prévia com o instrumento.

As competências básicas são aprendidas durante a prática de conjunto, em contexto de orquestra, o que permite adquirir a técnica e a interpretação ao mesmo tempo.

Os ensaios decorrem nas instalações do Conservatório, de setembro de 2018 ao final de junho de 2019, em horário a anunciar.

A Orquestra de Guitarras apresenta-se ao público no fim de cada trimestre (dezembro, março e junho) em eventos próprios ou integrada em concertos com outros grupos do Conservatório de Música de Sintra.

Ensemble de Violinos – Iniciados

Esta orquestra destina-se a alunos a frequentar o 3º e 4º anos em 2018-19, sem experiência prévia com o instrumento.

As competências básicas são aprendidas durante a prática de conjunto, em contexto de orquestra, o que permite adquirir a técnica e a interpretação ao mesmo tempo.

Os ensaios decorrem nas instalações do Conservatório, de setembro de 2018 ao final de junho de 2019, em horário a anunciar.

O Ensemble de Violinos apresenta-se ao público no fim de cada trimestre (dezembro, março e junho) em eventos próprios ou integrado em concertos com outros grupos do Conservatório de Música de Sintra.

Coro Infantil Sintra Voci | 2018-2019

O coro infantil Sintra Voci é constituído por crianças dos 7 aos 14 anos, na sua maioria alunos do Conservatório, mas também por crianças sem conhecimentos musicais, com gosto e entusiasmo pelo canto.

O grupo trabalha um repertório variado e adequado à faixa etária. No Sintra Voci há espaço para canções tradicionais portuguesas e estrangeiras, música religiosa e peças dos grandes mestres da música, no intuito de estimular o espírito curioso e propiciar uma visão mais ampla aos nossos pequenos cantores.

As inscrições para o coro decorrem ao longo do ano lectivo e a admissão requer a realização de uma audição para avaliação das capacidades e características vocais dos candidatos. Os ensaios semanais realizam-se no Conservatório de Música de Sintra, aos sábados das 12.00h às 13.30h.

O Sintra Voci teve a sua estreia nos concertos de Natal do Conservatório em Novembro de 2014, tendo sido já convidado para participar no Projecto Cantar Mais, promovido pela APEM (Associação Portuguesa de Educação Musical) e para actuar no 2º Encontro de Coros de Pequenos Cantores, a convite da Paróquia de São Tomás de Aquino.

Para mais informações sobre os cursos, horários e valores.

Morada: Praceta das Amoreiras, 6 – Rinchoa, 2635-103 Rio de Mouro.

Telefone: 21 916 26 28.

Telemóvel: 961826349.

E-mail: [email protected]

Espreitem a nossa lista de melhores escolas de música de norte a sul do país.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *