Família > Crescer > Atividades extracurriculares

Academia de Música de Costa Cabral

academia de música de costa cabral

Para cantar e encantar, esta Academia de Música no Porto.

A Academia de Música de Costa Cabral oferece diversas possibilidades de introdução ao mundo da música e de uma aprendizagem divertida e descontraída por parte das abobrinhas, nos cursos seguintes.

Pré-escolar

Este regime de frequência é direcionado a crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos.

O trabalho realizado nas aulas deve incidir em cinco aspetos fundamentais: escutar, dançar, cantar, tocar e criar, através de um trabalho predominantemente sensorial.

O primeiro objetivo comportamental de qualquer aprendizagem relacionada com música deverá ser desenvolver a “audição” tonal e rítmica dos alunos. Isto porque só a partir do momento em que os alunos conseguem “audiar”, isto é, entendem de uma forma prática os fenómenos sonoros relacionados com o ritmo e a melodia, é que passam a estar preparados para tocar, improvisar, compor e ouvir.

Criar música é, tal como a Linguagem, inerente ao ser humano.

Iniciação

Para os alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos de idade, a AMCC tem como oferta educativa as Iniciações Musicais que contemplam aulas semanais de expressão Musical e de Classe de Conjunto.

A expressão musical assenta num trabalho de exploração de sons, de ritmos, melodias infantis, que a criança a pouco e pouco vai aprendendo a identificar e a produzir, com base num trabalho sobre os diversos aspetos que caracterizam os sons: intensidade, altura, timbre, duração, chegando à audição interior.

É importante o silêncio, que nunca é absoluto, mas que permite escutar, e identificar o fundo sonoro que nos rodeia. Deste modo, é importante incutir na criança o saber estar em silêncio.

A dança produzida pelo corpo prende-se à expressão motora e permite que a criança exprima os seus sentimentos através do movimento.

A relação entre a música e a palavra é uma forma de expressão musical que se poderá traduzir através do canto.

A criança deverá ter contacto com inúmeros instrumentos Orff, para que possa explorar e tocar algumas pequenas melodias ou simplesmente realizar acompanhamentos de forma a embelezar as melodias. Poderá ainda ser devidamente orientada à improvisação, de forma a desenvolver o seu lado criativo, o seu lado estético, e sobretudo sentir-se feliz com esta forma de arte que é a Música.

Contactos:

Morada: Rua de Costa Cabral, n.º 877, 4200-225 Porto

Telefone: 225 500 901

E-mail: [email protected] ou [email protected]

Espreitem a nossa lista de melhores escolas de música de norte a sul do país.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *