Família > Crescer > Aprender

Sem ansiedade e com confiança vamos iniciar o novo ano escolar!

Sem ansiedade confianca vamos iniciar novo ano escolar

As férias escolares já terminaram a terminar. Para muitos adultos, Verão pode não ser sinónimo de férias, mas a verdade, é que para a maioria das crianças e adolescentes, Verão significa férias, diversão, ausência de rotinas, tempo em família… Esta interrupção escolar é consideravelmente longa, e como tal, as crianças passam muito tempo afastadas da escola, das suas sala de aula, dos campos desportivos e do recreio.

A maioria das crianças sente-se feliz e confiante em poder rever os colegas de turma e os amigos do recreio, com quem partilham tantas alegrias e brincadeiras, os seus professores com quem tanto aprendem e fazem atividades estimulantes, e ainda todos funcionários e todos aqueles que proporcionam um ambiente seguro e de bem-estar nos momentos livres das crianças.

No entanto, não podemos esquecer que, para algumas crianças, o início do ano lectivo é experienciado com alguma ansiedade, despertando sentimentos de insegurança e medo. Existem vários factores que podem justificar estes sentimentos que causam desconforto e mau estar geral. Entre eles, podem destacar uma eventual mudança de escola, um afastamento da turma, uma experiência escolar anterior negativa, a dificuldade de se afastar da família (especialmente após as férias de Verão pelo facto de serem mais longas), o medo de não conseguir fazer amigos e poder ser rejeitado pelos colegas, o medo de não conseguir aprender, e muitos outros…

A comunicação entre pais e filhos e a comunicação família-escola é fundamental para que todos iniciem um ano lectivo tranquilo, afastando assim alguns pensamentos e comportamentos mais ansiosos que possam surgir.

– Procure compreender junto da criança quais as suas expetativas para o novo ano escolar. Converse com ela sobre as suas as motivações ou sobre os seus receios. Observe e esteja atento aos sinais que ela possa manifestar como “pedidos de ajuda”. Por vezes esses sinais podem ser pouco claros, mas melhor do que ninguém, os pais conhecem os seus filhos. Se por exemplo o seu filho é um pouco inibido e tem dificuldade em dar-se a conhecer, poderá em casa, através do brincar (nomeadamente através do faz-de-conta) ensiná-lo a aproximar-se dos seus novos colegas.

– Recorde com as crianças todas as aprendizagens que tiveram no decorrer do ano escolar anterior. Para além disso, garanta que os momentos em família e os tempos livres não terminam da mesma forma que as férias de verão. Explique que apesar do início do ano lectivo exigir uma nova rotina, todos irão “esforçar-se” para continuarem a passar tempo juntos, inclusivamente com a família mais alargada e amigos próximos.

– Reforce no início do ano lectivo os aspetos positivos do ano anterior em vez de colocar o seu foco nos aspetos negativos, demonstrando o orgulho que tem em ser pai/mãe dos seus filhos. Se a mensagem for positiva, eles sentir-se-ão com maior confiança e centrar-se-ão menos na falha e nos obstáculos. Para além disso, é fulcral as crianças percecionarem os seus pais como aceitantes, uma vez que facilitará a comunicação nos momentos de maior dificuldades.

Sem ansiedade e com confiança, bom novo ano escolar!

 

Este artigo foi escrito para a Pumpkin pela Psicóloga Clínica Cecília Santos da Oficina de Psicologia