Família > Crescer > Aprender

Regresso às aulas sem stresses- Crónica de Mum’s the boss

Regresso às aulas sem stresses- Crónica Mum's the boss

 

A Pumpkin tem o prazer de apresentar as dicas da Magda, do blog Mum’s the  boss, para um regresso às aulas sem stress!

Cinco pontos importantíssimos (e cheios de humor) para que tudo corra bem no primeiro dia de aulas.

Podem ler este e outros artigos da Magda no seu blog Mum’s the  boss e acompanhá-la no facebook: Mum’s the Boss.

 

 

 

 

 

Regresso às aulas sem stresses- em cinco pontos importantes 

 

1) Sê flexível e tolerante à frustração. 

É possível que tenhas andado a ver muitas fotos giras no Pinterest, é possível que tenhas visto posts muito giros de outras bloggers, com mochilas lindíssimas, vestidinhos fofinhos, calções de arrasar. E o teu filho, logo no primeiro dia de aulas faz mega birra e não quer levar a roupa nova que decidiste preparar de véspera e quer ir do mais piroso que há! Ou então suja-se. Ou então decide não tomar o pequeno almoço. Whatever. Corre mal. E se eles forem pequenos, há muitas possibilidades que isso continue a acontecer. Lida com isso. Faz parte. Não quer dizer que aceites, não quer dizer que não ralhes. Mas lembra-te: faz parte. Não te apetece passar o dia a remoer a má manhã, os berros dados e a cara deles de choro, pois não? Então continua a ler.

 

2) Prepara tudo de véspera.

É elementar, básico mas muitas vezes não dá ou achamos que vamos ser capazes de acordar mais cedo e fazer o que falta. Se já ouviste falar na lei de Murphy, há possibilidades que isso não aconteça do jeito que imaginaste. Eu tive uma fase em que preparava tudo ao Domingo para a semana toda. Mas era aquela fase em que a Miss grande não opinava sobre o que eu decidia vestir-lhe. Agora que decide, decide de véspera, como toda a gente. Ah! E a mesa do pequeno almoço fica preparada. Pão fresco? Sim, temos todos os dias de manhã: tiro do congelador antes de me deitar.

 

3) Acorda tu mais cedo. E deita-te cedo sempre que puderes.

Eu gosto de acordar muito cedo [gostos não se discutem, boa?] e sei que quando isso acontece tudo corre melhor. Porque eu preparei-me e quando estou com eles, estou mesmo. A dar abraços, a permitir que acordem devagar e com mimos. E eu a saborear isso tudo. E é bom, muito bom! E enquanto tomam o pequeno almoço, ainda posso dar um jeito à casa, fazer a minha cama (a Miss grande já faz a dela! Um dia faço um post sobre como é que ela começou a ter brio em ter a cama feita todas as manhãs). E tudo isto só é possível porque eu acordo mais cedo. Mas lá está, eu gosto de o fazer. Sabes porquê? Porque sinto que assim mando ainda mais na minha vida – Yep! Mum’s the boss – ou achas que o nome é fruto do acaso?

 

4) O que nunca pode faltar num carro ou na tua carteira:

Uma embalagem de toalhetes húmidos. Dão imenso jeito, sobretudo quando reparámos que nos esquecemos de lhes lavar a cara ou quando reparamos que continuam lá com bigodes de leite. Para além disso, eu tenho uma mochila que tem uma muda de roupa para o mais novo, fraldas, mais toalhetes, uma caixa de bolachas, um livro para colorir e um estojo com canetas. Esta sempre no carro. Volta e meia convém atualizar o tamanho da roupa e das fraldas. Mas se acontecer um imprevisto ou quiseres sair de casa a correr para ires jantar com amigos, tens a tua mala de primeiros socorros já pronta – eu chamo assim porque me socorre, de facto. E acabei de me lembrar que, para ajudar os homens, podes lá deixar um papel com o que aquela mochila deve conter. E cada uma das coisas está dentro de um saco que comprei no Ikea – é um saco transparente e permite-me ver tudo aquilo que procuro.

 

5) Relaxa. 

Se tens isto tudo feito, aproveita. O regresso às aulas é um grande momento mas é um momento que se vai repetir todos os anos. Prepara-o com o teu filho. Desde a escolha do material, com orçamento estabelecido e os dois a verem se dá para comprar tudo ou não. Arranjem soluções, alternativas. Envolve-o como deve de ser, atribuindo responsabilidades e privilégios. É assim que eles crescem. E pronto, faz aquelas fotos gira de início de ano letivo, com a data de entrada e depois com a data do final do ano, como as que vês no Pinterest. São o máximo, não são? Eu também estou em pulgas por fazer isso!