Preparar o ano letivo: saiba como melhorar a performance escolar

Como preparar o novo ano letivo perfeito?

preparar o ano lectivo

Este vai ser o melhor ano letivo de sempre!

Agora que as aulas estão quase a regressar, com um novo ano letivo para estrear, faz sentido começar a preparar as crianças para elas.

Isso passa, claro, por comprar novo material escolar – adoramos! – mas também por criar e implementar novas rotinas que vão permitir à sua abobrinha brilhar… sem esforço nenhum!

O material escolar certo.

ajudar as crianças a estudar

Ah, a emoção de percorrer os corredores de supermercado para escolher o material escolar para o novo ano lectivo é transversal a todas as gerações. Quem é que não se lembra do entusiasmo? Lápis de cor novos, canetas com brilho, a mochila do super herói favorito… e o cheiro dos cadernos novos, por estrear, ainda sem história mas com tanto para contar!

Antes de sair de casa, certifiquem-se de que levam convosco a lista do material indispensável (se for uma lista oficial cedida pela escola, melhor), para que o vosso entusiasmo não leve a gastos desnecessários.

Dentro das infinitas possibilidades, os cadernos Oxford são uma óptima opção se o objectivo for tornar a escrita mais atractiva aos olhos dos miúdos, mas acima de tudo, são a ferramenta de trabalho indicada para reforçar a ideia de que o poder, bem como a responsabilidade, está nas mãos deles – neste caso, literalmente. #OxfordPOWERINYOURHANDS

Nunca é demais lembrar-lhes que só dependem de si mesmos para atingir qualquer que seja o objectivo delineado. E, neste caso, só dependem mesmo do seu esforço para ter uma pauta cheia de 4’s e 5’s!

Para isso, precisam de estudar com o material que rentabilizará melhor esse esforço. O papel dos cadernos da Oxford tem características únicas, já que é totalmente branco, acetinado, opaco, resistente ao uso e não permite que a tinta passe para o verso da página. Estas mais valias fazem ainda mais sentido se pensarmos que as crianças têm tendência a fazer pressão excessiva nos seus primeiros anos de escrita: a qualidade do papel oferece a garantia de que a matéria não ficará borrada – e que não se rasgarão páginas sem querer!

Adicionalmente, estes cadernos resistem ao uso do dia-a-dia (as capas são plastificadas ou mesmo de plástico), são ergonómicos e seguros: os cadernos com capas de plástico têm os cantos arredondados para que não haja perigo de se aleijarem com os cantos, e os de espiral trazem um fecho de segurança. À prova das crianças mais descuidadas!

Veja mais abaixo todas as opções da gama Oxford Openflex – a nossa favorita!

Prepare um espaço de estudo bonito e tranquilo.

ajudar as crianças a estudar

O ser humano é muito visual, e as crianças ainda mais. Se estiverem num espaço tranquilo, bonito e confortável, é quase garantido que conseguirão produzir mais, concentrarem-se durante mais tempo e alcançar assim melhores resultados.

Aproveite o início do ano lectivo para remodelar o escritório ou a zona de estudo das crianças. Não é necessário gastar muito dinheiro para o fazer, e às vezes basta mudar os móveis de sítio: os miúdos vão sentir-se certamente mais motivados.

Ajudar as crianças a estudar.

ajudar as crianças a estudar

O ideal é arrancar o ano a construir os alicerces do futuro, por isso tentem evitar que o estudo aconteça apenas quando a data dos testes se aproxima. Se dedicar meia hora do seu dia ao estudo com o seu filho, está a criar uma rotina mais fácil de manter ao longo do ano. Corrija-lhe os TPC ou faça-lhe algumas perguntas, depois do estudo individual. Podem também improvisar um ambiente de sala de aula onde a criança é o professor e os pais os alunos.

Resumir oralmente a matéria fará com que a criança assimile melhor os conteúdos, e, ao mesmo tempo, o interesse e confiança demonstrados por si fá-lo-ão sentir-se mais capaz. Esses são factores determinantes para que a criança continue motivada e consiga melhores resultados.

Dia livre.

ajudar as crianças a estudar

Os miúdos já passam o dia inteiro na escola, e, muitas vezes, não desfrutam verdadeiramente do fim-de-semana porque é necessário fazer os TPC, trabalhos de grupo ou estudar para os testes que se avizinham. O ideal é por isso garantir que eles têm um dia por semana para fazerem o que lhes apetecer.

É fácil perceber que pessoas felizes são mais produtivas, não é?

Façam jogos.

ajudar-crianças-estudar

Os miúdos acham que estudar é uma “seca”, não é?

Desmitifique esta ideia, criando jogos com a matéria que sai nos testes. Esta é uma forma fácil e divertida de os miúdos aprenderem os conteúdos sem darem sequer por isso. O limite é a criatividade!

Organização e pausas.

ajudar as crianças a estudar

Tenha o cuidado de organizar o horário de estudo do seu filho com base nos seus gostos: evite juntar no mesmo dia as disciplinas de que ele gosta menos, para não tornar o momento ainda mais aborrecido.

A cada 45 minutos, permita-lhe lanchar, esticar as pernas, ver um bocadinho de televisão ou brincar. As pausas não devem ser demasiado longas, mas são fundamentais para a concentração e o foco, e também para manter o bom humor.

Memorização pela escrita.

ajudar as crianças a estudar

Escrever, resolver exercícios, criar problemas e procurar soluções, fazer sumários: todas são formas cruciais de entender a matéria e ganhar conhecimento. Esquematizar conteúdos vai potenciar a aprendizagem e estimular o cérebro do seu filho. Como?

A escrita à mão é a base de qualquer processo de aquisição de conhecimentos: é a escrita natural por excelência e aquela que, segundos estudos, impulsiona o nosso cérebro a funcionar como esponja. É a mais visual, também, e igualmente aquela que oferece a possibilidade de uma expressão sem limites – diagramas, desenhos, esquemas, setas com anotações complementares, cores diferentes, sublinhados, etc.

Incentive por isso a criança a escrever, e limite o uso do computador no estudo.

Os cadernos Oxford Openflex são ideais para a escrita.

Ao gosto do freguês.

openflexopenflexOs “cadernos agrafados” têm um sistema único no mundo (foi mesmo patenteado pela marca), que permite que se fechem e abram totalmente, para garantir a máxima comodidade durante o estudo. Na versão normal, em 9 cores diferentes, encontram opções para todos os gostos.

Para os mais práticos.

openflex-coloursJá o modelo Openflex Colours, uma novidade em 2017, oferece a possibilidade de se identificar facilmente qual o caderno de cada disciplina, porque as linhas coloridas nas folhas criam uma forma visual de os identificar sem ter que desarrumar a mochila. A organização é a base do sucesso, sempre ouvimos dizer.

 

openflex-colours-mochila

Para os que querem evitar peso na mochila.

openflex-duo

O modelo Openflex Duo é o 2 em 1 perfeito: dois cadernos num só, e a possibilidade de juntar duas disciplinas num único caderno. Esperem pela saída dos horários para tentar fazer uma distribuição perfeita dos cadernos e poupem tempo, dinheiro… e as costas dos miúdos.

Flores para uma flor.

oxford-florido

Quem gostar mais de padrões pode optar pelos cadernos e dossiers floridos Openflex: a mesma qualidade, num jardim de conhecimento.

Respeito pela Natureza.

A marca tem a preocupação gigante de apostar pela reflorestação: por cada duas árvores que corta para produzir os cadernos, planta três, uma forma de compensar o impacto ambiental que existe na produção dos cadernos.

Oxford

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *