Família > Crescer > Aprender

O impacto de uma boa noite de sono na Aprendizagem

O impacto uma boa noite sono Aprendizagem

Os amigos Pegadas demonstram 4 benefícios de uma boa noite de sono na aprendizagem dos mais novos.

Dormir o suficiente é dos aspetos mais importantes para a aprendizagem.

Enquanto estudante, lembra-se de ouvir vários colegas e amigos, comentarem as noites que passavam em branco a estudar para os exames e o quanto lhes rendiam essas noites? Se ficava admirada/o de como isso era possível, não se preocupe, pois salvou a sua saúde!

Na nossa cultura ainda está um pouco enraizada a crença de que é vantajoso estudar pela noite dentro e que é “cool” fazer diretas, porém vários estudos revelam as desvantagens não só em passar uma noite em branco a estudar, mas também as consequências em não dormir o mínimo de horas (7/8h).

Vamos analisar o que dizem os “experts” sobre o sono.

O sono tem várias etapas e cada uma com um propósito específico. Em primeiro lugar, nas primeiras horas, o corpo descansa, posteriormente os neurónios sincronizam-se com o corpo e começam a restaurar. Posteriormente inicia-se o sistema imunológico, juntamente como os músculos e o sistema cardiovascular que são rejuvenescidos e aí começam a sentir-se os primeiros efeitos positivos sobre o metabolismo.

“A razão para ter uma boa noite de sono é realmente para que possa aproveitar o dia seguinte e assim poder consolidar o que fez no dia anterior” disse o Dr. Matt Carter, pesquisador da Universidade de Washington.

Mas então, quais os benefícios na aprendizagem?

1 – Boa memória

Como a mente está constantemente ocupada, durante a noite descansa e dessa forma permite que fortaleça a memória ou habilidades práticas. Durante o sono dá-se o processo de consolidação das aprendizagens.

Sim é verdade, não vale a pena estar horas a estudar, noites em branco ou horas a aprender novas técnicas e ferramentas se depois não descansa o suficiente. É fundamental dormir!

2 – Mais Criatividade

Outro dos mitos que persiste na nossa sociedade é que durante a noite as pessoas ficam mais criativas, acredita-se que se tem rasgos de criatividade, quase como por magia, no entanto sabemos que não corresponde à realidade.

No entanto, com um sono regular e saudável para além de melhorar a memória, o cérebro reorganiza-se resultando numa maior criatividade, pois segundo pesquisadores da Universidade de Harvard e Boston College, durante este processo fortalece-se as componentes emocionais.

3 – Melhores Notas 

Cada vez mais as crianças têm distúrbios durante o sono, o que significa que estas crianças têm mais propensão a problemas de aprendizagem e atenção, podendo levar a “incapacidade funcional significativa na escola” (Revista SlEEP). Num outro estudo, também verificou-se que os alunos universitários que não dormem o suficiente (7/8h) têm rendimentos menos positivos e notas inferiores à média.

É importante reter que não há nada que mereça o nosso cansaço, mesmo “Se está a tentar cumprir um prazo e está disposto a sacrificar o sono…”, diz Dr.Rapoport, “…é grave a privação de sono prejudica claramente a aprendizagem.”

4- Melhora a Atenção 

Quando um adulto dorme poucas horas, anda normalmente durante o dia sonolento, porém com as crianças é exatamente o contrário, normalmente ficam mais hiperativas. Num estudo em 2009, a revista Pediatrics descobriu que crianças com idades entre sete e oito anos e que dormiram menos do que oito horas por noite eram mais propensas a ser hiperativas, desatentas e impulsivas.

It’s time we go to bed!