Família > Crescer > Aprender

As 5 Qualidades Inspiradoras de um Educador

As 5 Qualidades Inspiradoras Educador

Será que ainda há pessoas realmente e verdadeiramente vocacionadas para a educação? Pegadas explica-nos quais poderão ser as 5 qualidades que podem inspirar um Professor.

Inúmeros estudos comprovam, aquilo que o senso comum já sabe, os Seres Humanos aprendem por imitação. Nem sempre os que têm qualidades excecionais são os modelos de inspiração para os mais jovens. Muitos de nós sabemos de adolescentes que veneram os modelos menos positivos. Sim, esses também são modelos! Por exemplo, uma criança bem comportada que admira um jovem com comportamento de delinquente. As razões disso, não são aquelas que vamos falar agora, talvez noutro artigo!

Um verdadeiro modelo não é aquela pessoa com o melhor título de trabalho, com fama ou com mais dinheiro. Qualquer pessoa e sem dúvida em certas idades, TODOS, inspiram as crianças e/ou jovens a atingir o seu potencial de Vida!

 

Então quais são as qualidades inspiradoras de um Educador?

  • Paixão e capacidade de inspirar 

Os Educadores modelo mostram paixão pelo seu trabalho e tem capacidade de inspirar as outras pessoas.

  • Agem de acordo com os seus Valores 

Agir de acordo com o que se diz, pensa e fala. As crianças percebem quando alguém está em harmonia com as suas crenças de valores.

  • Compromisso com a Comunidade 

As crianças e jovens admiram aqueles que estão sempre dispostos a ajudar os outros, que dão livremente os seus talentos em benefício da Comunidade.

  • Aceitação dos outros 

Educadores inspiradores não veem barreiras sociais, procuram respeitar, aceitar e compreender que cada um tem as suas próprias circunstâncias, procuram servir e encontram pontes com todos aqueles que se relacionam.

  • Capacidade de Superar obstáculos 

Admiram Educadores que mostram como eles podem desenvolver as suas competências, habilidades e a superar obstáculos, ou seja quem aponta que o sucesso é possível.

 

Modelos Positivos estão relacionados com a auto-eficácia, com a capacidade de acreditar em si próprio. A aprendizagem desta competência é aquela que irá de facto ser fundamental para fazer a diferença no mundo!

O coaching ajuda-o a descobrir mais sobre si próprio, a encontrar e a desenvolver estratégias para atingir novos resultados e a tornar-se melhor. A Ser a Sua Melhor Versão!  Pois não é aquilo que se diz às crianças e/ou jovens mas sim aquilo que se FAZ!

 

Deixamos algumas perguntas para refletir:

  • O que é importante para si?

  • Qual o seu propósito de Vida?

  • O que gostaria de sentir quando olhasse para trás?

  • O que lhe dá uma sensação boa sobre si próprio?

  • O que o motiva?

Seja qual for o seu papel na vida de uma criança e/ou jovem, esteja ciente que TEM A CAPACIDA DE INSPIRAR

 

“O sucesso não é medido pela posição que se alcança na Vida; é medido pelos obstáculos que se supera.” Booker T. Washington