Família > Crescer > Aprender

Oito motivos para os seus pequenotes praticarem teatro

Oito motivos seus pequenotes praticarem teatro

O teatro infantil faz parte da lista de atividades extracurriculares que os pais podem escolher para os seus filhos. A prática do teatro na infância deve limitar-se a que a criança se divirta, invente e interprete personagens curiosos, e faça amigos.

As aulas de teatro não existem apenas para aquelas crianças mais desenvoltas e desinibidas. Mesmo para os não-aspirantes à profissão de ator, a prática teatral tem sua importância pela forma como desenvolve e estimula a criança.

Deixamos-vos alguns benefícios em colocar os seus pequenotes nas aulas de teatro. 

1. Aumenta a autoestima. Ser aplaudido é a perfeita situação que traduz o sentimento de bem-estar que envolve os praticantes da arte teatral. Isso reflete-se na autoestima da criança, pois ela sente que faz parte de um trabalho que é apreciado pelas pessoas.

2. Ajuda a combater a timidez. Se a apresentação de um trabalho escolar é um pesadelo para o seu filho, o teatro pode ajudá-lo a combater o medo de falar em público. Ao representar sentir-se-á mais confiante. Os exercício de colocação da voz,  proporcionados por esta arte, garantem mais confiança quando o tema é falar tornando a criança mais desinibida.

3. Aprende a relacionar-se e a compreender melhor as outras pessoas. Ao representar a criança coloca-se no lugar da personagem, tenta entender como a personagem pensa e o que sente. Esse simples exercício de imaginação acaba por desenvolver a empatia, habilidade importantíssima para o relacionamento social. Compreendendo melhor cada um, a criança aprende a tolerar as diferenças e a respeitar o próximo.

4. Desenvolve consciência corporal e coordenação motora. O teatro ajuda a desenvolver a perceção dos sentidos. Isso faz com que a criança desenvolva uma melhor coordenação motora, perceção espacial e consciência de seu corpo, além de aumentar sua capacidade de expressão.

5. Ensina a trabalhar em grupo. Por ser uma atividade coletiva, o teatro também aprimora a convivência em grupo. O sucesso de todos depende do trabalho de cada um. Por isso, é importante aprender a lidar com o colega, saber expor ideias e críticas e principalmente aprender a respeitar a opinião dos outros. Encenar uma peça também exige comprometimento e dedicação. Os ensaios são recorrentes e a criança irá aprender que seu atraso atrapalha o progresso de todo grupo, tornando-se, assim, mais responsável.

6. Desenvolve a memória e o raciocínio. Como o teatro é uma arte multidisciplinar (envolve literatura, artes plásticas, música entre outros), a prática proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades. Ao encenar uma peça a criança irá memorizar a ordem de entrada no palco, a posição em cena, a fala. Todo o esforço para que nada falhe será agradecido pelo cérebro que retribuirá com uma memória mais eficiente.

7. Aumenta o conhecimento cultural. Quando faz teatro, a criança é convidada a conhecer diversos mundos das artes. O texto dramatúrgico aproxima a da literatura; a sonoplastia abrem alas para a música; os figurinos trazem a moda para a cena; a construção de cenários dialoga com elementos da arquitetura e artes plásticas. Essas referências expandirão o horizonte cultural e incitão a vontade da criança conhecer mais. 

8. Melhora o rendimento escolar. A capacidade de concentração e o constante exercício de memorização podem ajudar na hora dos testes, enquanto o contato permanente com a literatura melhora o vocabulário, a escrita e interpretação de texto incitam a criatividade e imaginação da criança. Com o teatro desenvolve o espírito investigativo, curioso e de improvisação, necessário para encontrar soluções criativas para os jogos teatrais propostos.

Locais onde as crianças podem aprender artes performativas:

As Formigas (Lisboa)

Os cursos infanto-juvenis, dos 3 aos 14 anos, de Expressão Dramática e Cinema d’As Formigas decorrem a partir de Outubro no Colégio Luso-Suíço (com inscrições abertas a todos). Os guiões partem de ideias originais elaboradas nas aulas pelas turmas ou de clássicos da literatura infanto-juvenil (Perrault, La Fontaine, Andersen, irmãos Grimm, Sophia de Mello Breyner, etc.).


EDSAE – Escola de Dança e Teatro Musical (Lisboa)

Para menores de 16 anos, a EDSAE oferece um Curso de formação de Jovens atores de Teatro Musical dos 14 aos 15 anos e aulas de Introdução ao Teatro Musical dos 6 aos 14 anos. Estes cursos e aulas destinam-se a crianças e jovens que tenham interesse pela àrea artística do Teatro Musical, não necessitando de experiência anterior em nenhuma das 3 disciplinas: canto, dança e representação. Os candidatos devem prestar provas de admissão para se poderem inscrever nos respectivos curso.

Espaço Evoé (Lisboa)

O Espaço Evoé oferece cursos de Iniciação ao Teatro para Crianças e para Jovens, onde, sempre com uma postura muito lúdica, serão propostos jogos dramáticos e exercícios que estimulam a criatividade e ampliam a consciência corporal e cénica, potenciando a imaginação, a sensibilidade e a observação das diferenças e semelhanças com os outros.

Oficinas Teatro Lisboa (Lisboa)

O objectivo desta oficina é dar ao participante elementos constituintes da representação teatral e movimento contemporâneo, dando-lhes as bases para que possam trabalhar e criar um espectáculo/performance com base no trabalho de monólogos, pequenas cenas e composição corporal na sistematização do seu processo criativo. A improvisação será outro elemento essencial a ser desenvolvido bem como a análise de textos. Para crianças entre os 10 e os 16 anos. 

Academia de Teatro (Matosinhos e Maia)

MUSA (Aveiro) 

In Impetus (Lisboa)

Teatroesfera (Queluz)

Palco de Chocolate (Lumiar, Telheiras e Carcavelos)

 

 

Se gostou deste artigo pode também estar interessado nos seguintes:

Atividades extracurriculares: Um Extra que vale a pena

 

Atividades extracurriculares. Um extra que vale a pena.

Oito Motivos Para os Seus Pequenotes Praticarem Desporto

 Oito motivos para os seus pequenotes praticarem desporto.

Oito Motivos para o Seu Pequenote Praticar Dança

 Oito motivos para os seus pequenotes praticarem dança.

Oito Motivos para o Seu Pequenote Praticar Artes Marciais

 Oito motivos para os seus pequenotes praticarem artes marciais.

Oito Motivos para o Seu Pequenote Aprender Música

 Oito motivos para os seus pequenotes aprenderem música.
Oito Motivos Para o Seu Pequenote Aprender Línguas   Oito motivos para os seus pequenotes aprenderem línguas.
Oito Motivos Para O Seu Pequenote Aprender Culinária    Oito motivos para os seus pequenotes aprenderem culinária.