Família > Crescer > Aprender

Oito motivos para os seus pequenotes praticarem teatro

escolas de teatro

O teatro infantil faz parte da lista de atividades extracurriculares que os pais podem escolher para os seus filhos. A prática do teatro na infância deve limitar-se a que a criança se divirta, invente e interprete personagens curiosos, e faça amigos.

As aulas de teatro não existem apenas para aquelas crianças mais desenvoltas e desinibidas. Mesmo para os não-aspirantes à profissão de ator, a prática teatral tem sua importância pela forma como desenvolve e estimula a criança.

Deixamos-vos alguns benefícios em colocar os seus pequenotes nas aulas de teatro.

1. Aumenta a autoestima. Ser aplaudido é a perfeita situação que traduz o sentimento de bem-estar que envolve os praticantes da arte teatral. Isso reflete-se na autoestima da criança, pois ela sente que faz parte de um trabalho que é apreciado pelas pessoas.

2. Ajuda a combater a timidez. Se a apresentação de um trabalho escolar é um pesadelo para o seu filho, o teatro pode ajudá-lo a combater o medo de falar em público. Ao representar sentir-se-á mais confiante. Os exercício de colocação da voz,  proporcionados por esta arte, garantem mais confiança quando o tema é falar tornando a criança mais desinibida.

3. Aprende a relacionar-se e a compreender melhor as outras pessoas. Ao representar a criança coloca-se no lugar da personagem, tenta entender como a personagem pensa e o que sente. Esse simples exercício de imaginação acaba por desenvolver a empatia, habilidade importantíssima para o relacionamento social. Compreendendo melhor cada um, a criança aprende a tolerar as diferenças e a respeitar o próximo.

4. Desenvolve consciência corporal e coordenação motora. O teatro ajuda a desenvolver a perceção dos sentidos. Isso faz com que a criança desenvolva uma melhor coordenação motora, perceção espacial e consciência de seu corpo, além de aumentar sua capacidade de expressão.

5. Ensina a trabalhar em grupo. Por ser uma atividade coletiva, o teatro também aprimora a convivência em grupo. O sucesso de todos depende do trabalho de cada um. Por isso, é importante aprender a lidar com o colega, saber expor ideias e críticas e principalmente aprender a respeitar a opinião dos outros. Encenar uma peça também exige comprometimento e dedicação. Os ensaios são recorrentes e a criança irá aprender que seu atraso atrapalha o progresso de todo grupo, tornando-se, assim, mais responsável.

6. Desenvolve a memória e o raciocínio. Como o teatro é uma arte multidisciplinar (envolve literatura, artes plásticas, música entre outros), a prática proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades. Ao encenar uma peça a criança irá memorizar a ordem de entrada no palco, a posição em cena, a fala. Todo o esforço para que nada falhe será agradecido pelo cérebro que retribuirá com uma memória mais eficiente.

7. Aumenta o conhecimento cultural. Quando faz teatro, a criança é convidada a conhecer diversos mundos das artes. O texto dramatúrgico aproxima a da literatura; a sonoplastia abrem alas para a música; os figurinos trazem a moda para a cena; a construção de cenários dialoga com elementos da arquitetura e artes plásticas. Essas referências expandirão o horizonte cultural e incitão a vontade da criança conhecer mais.

8. Melhora o rendimento escolar. A capacidade de concentração e o constante exercício de memorização podem ajudar na hora dos testes, enquanto o contato permanente com a literatura melhora o vocabulário, a escrita e interpretação de texto incitam a criatividade e imaginação da criança. Com o teatro desenvolve o espírito investigativo, curioso e de improvisação, necessário para encontrar soluções criativas para os jogos teatrais propostos.

Locais onde as crianças podem ter aulas de teatro:

Vejam as nossas sugestões por local: Lisboa | Porto | Outros locais

Lisboa

Aulas de Artes Performativas para crianças e adolescentes

Cursos de Expressão Dramática e Cinema para crianças dos 3 aos 4 anos em Lisboa.

Iniciação ao teatro para crianças, em Lisboa.

Oficinas de Teatro Juvenil em Lisboa para crianças dos 10 aos 16 anos.

Curso de Formação de Jovens Atores dos 12 aos 16 anos.

Curso de teatro para Crianças e Jovens com Natasha Marjanovic, no Lumiar, em Telheiras e em Carcavelos.

Porto

Aulas de teatro em Matosinhos e na Maia.

Teatro e Expressão Dramática para a Infância e Juventude.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.