Família > Crescer > Aprender

Oito motivos para os seus pequenotes aprenderem a cozinhar

escolas de cozinha

As crianças adoram ajudar na cozinha. Mas cozinhar não é apenas uma atividade divertida, é também uma rica experiência educativa.

Aprender a cozinhar  é essencial na vida das crianças. Há muitos benefícios positivos em aprender a cozinhar desde pequeno, e estes serão lhe uteis para toda a vida.

Fiquem com alguns benefícios de optar por aulas de culinária como opção extracurricular.

1. Incentiva a alimentação saudável. Muitas crianças torcem o nariz quando lhe apresentam um prato de sopa, ou de peixe. Ao ensinar uma criança a cozinhar está a fazer com que esta se sinta parte do processo de conceção da refeição, o que vai torná-la mais recetiva ao preparado. Ao aprender a cozinhar, as crianças ganham valor nutricional. Manipular diferentes alimentos e preparar um prato desperta a curiosidade para experimentar algo que, antes, as crianças poderiam até achar que não gostavam.

2. Estimula a aprendizagem de matemática. Seguir uma receita é uma forma divertida de aprender matemática. Contar quantas colheres de um ingrediente têm de adicionar, o tempo que devem mexer o preparado ou até mesmo o número de ovos necessários para a massa do delicioso bolo, estimulará a aprendizagem de uma forma natural e muito divertida.

3. Incita para competências organizacionais. Cozinhar requer certas habilidades organizacionais. A capacidade de reunir todos os ingredientes necessários, ter todos os utensílios prontos e planear o tempo para que tudo esteja pronto a horas são habilidades que serão para toda a vida. Aprender a pensar no futuro é necessário tanto na cozinha como na vida; cozinhar ajuda a nutrir essa capacidade.

4. Aprender outras culturas. Preparar uma refeição com alimentos de outros países pode tornar-se uma excelente aula de cultura. Refeições mexicanas, chinesas, gregas ou italianas são motivo para falar sobre os países, as culturas, e tradições de onde os alimentos são oriundos.

5. Estimula o convívio em família. Esta é uma atividade que permite passar tempo com os mais pequenos. Perceber as iguarias que já conseguem preparar, e a forma como irão surpreender às refeições.

6. Desenvolve o trabalho em equipa.  Dentro das aulas de cozinha, a criança pode exercitar o trabalho em equipa e aprender a integrar-se da melhor maneira com o grupo. 

7. Incute conhecimento de ciências. Aprende os diferentes grupos alimentares, aprende a experimentar, estados físicos (gasoso, líquido e sólido), crescimento dos alimentos, alterações nos alimentos durante a sua cozedura, desenvolve os 5 sentidos (paladar, tato, audição, visão e olfato), observa processos de fermentação, fervura, etc.

8. Desenvolve a coordenação motora. Picar, misturar, bater, triturar, pulverizar, enrolar (entre outros) ajuda a desenvolver a coordenação motora.

Se gostou deste artigo pode também estar interessado nos seguintes:

Atividades extracurriculares: Um Extra que vale a pena  Atividades extracurriculares. Um extra que vale a pena.
Oito Motivos Para o Seu Pequenote Praticar Teatro  Oito motivos para os seus pequenotes praticarem teatro
Oito Motivos Para os Seus Pequenotes Praticarem Desporto  Oito motivos para os seus pequenotes praticarem desporto.
Oito Motivos para o Seu Pequenote Praticar Dança  Oito motivos para os seus pequenotes praticarem dança
Oito Motivos para o Seu Pequenote Praticar Artes Marciais  Oito motivos para os seus pequenotes praticarem artes marciais
Oito Motivos para o Seu Pequenote Aprender Música  Oito motivos para os seus pequenotes aprenderem música
Oito Motivos Para o Seu Pequenote Aprender Línguas  Oito motivos para os seus pequenotes aprenderem línguas

Escolas de Culinária para crianças:

Vejam as nossas sugestões por local: Lisboa | Porto | Outros locais

Lisboa

O curso é destinado a crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos que pretendam adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre culinária saudável.

Desde “não sei estrelar nem um ovo” ao “sou um Chef estrela Michelin”, há workshops para todos.

No Petit Chef, um projecto pioneiro criado há 10 anos pela Chef Joana Byscaia, acreditamos que a cozinha é uma das maiores referências da nossa infância, inspirando-nos através dos sabores e texturas das receitas que nos acompanham a vida inteira.

Kiss the Cook é um espaço idealizado para workshops de cozinha informais e divertidos.

Porto

Espaço em Freamunde com salas, e uma grande cozinha onde se podem realizar eventos e workshoops de cozinha.

Outros Locais

"A Cozinha não Morde" pretende ensinar a miúdos e graúdos a arte de cozinhar, através de cursos de culinária coordenados pela chef Berenice Cisneiros.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.