Família > Crescer > Aprender

Oito motivos para os seus pequenotes aprenderem línguas

motivos criancas línguas

Enquanto adultos sabemos como é difícil aprender uma língua. A infância é a melhor altura para iniciar a aprendizagem e o contacto com outra língua.

A verdade é que as crianças aprendem e retêm idiomas com facilidade, principalmente se forem expostas a eles logo no início da vida. Por isso, as línguas são sempre uma excelente opção, na altura de escolher uma atividade extracurricular, para o seu pequenote.

Vejam algumas vantagens da aprendizagem de línguas na infância.  

1. Melhora a fala e a articulação. Ao produzir sons que são diferentes dos da sua língua materna, a criança faz movimentos que ajudam na maturação dos seus músculos faciais. Quanto mais cedo a criança começar a aprender uma segunda língua, mais hipóteses ela tem de ter uma ótima pronúncia.

2. Aumenta a perceção auditiva. Ao ouvir uma segunda língua, a criança pode ter sua compreensão oral desenvolvida, uma vez que estimula os caminhos do córtex auditivo.

3. Estimula o cérebro. Algumas teorias sobre o cérebro apontam que existem as “janelas de oportunidade”, ou que o período da primeira infância é propício para as crianças receberem diferentes estímulos, como fixar novas palavras e sons.

4. Ajuda na estruturação do pensamento. Uma segunda língua é uma nova oportunidade de aprender novos conceitos. De acordo com a teoria sociocultural, a linguagem faz parte da estruturação dos processos cognitivos através do seu uso social e como uma forma de organizar o pensamento.

5. Aprendizagem natural. Uma vez motivada, a criança aprende uma segunda língua de forma natural e livre de pressões (se comparado a um adulto) assim, através de uma metodologia voltada para o seu universo, ela vivência uma segunda língua de uma forma muito prazerosa, o que facilita a aprendizagem.

6. Aprender as diferenças. Aprender uma segunda língua pode trazer uma conscienlização sobre as diferenças entre as culturas existentes no mundo, fazendo com que a criança fique mais tolerante ao diferente. 

7. Autoconhecimento. Através das brincadeiras e jogos de dramatização promovidos na aula de linguas, a criança tem a oportunidade de viver diferentes papéis em outra língua, ajudando assim no seu autoconhecimento. 

8. Reforça o português. Aprender uma segunda língua ajuda a criança a entender a sua língua materna e a reconhecê-la como um sistema linguístico entre tanto outros, beneficiando assim o desenvolvimento das suas habilidades linguísticas como um todo.

Conheça aqui as melhores escolas para os miúdos aprenderem línguas.

 

Se gostou deste artigo pode também estar interessado nos seguintes:

Atividades extracurriculares: Um Extra que vale a pena 

 Atividades extracurriculares. Um extra que vale a pena.

Oito Motivos Para o Seu Pequenote Praticar Teatro

 Oito motivos para os seus pequenotes praticarem teatro

Oito Motivos Para os Seus Pequenotes Praticarem Desporto  Oito motivos para os seus pequenotes praticarem desporto.

Oito Motivos para o Seu Pequenote Praticar Dança

 Oito motivos para os seus pequenotes praticarem dança

Oito Motivos para o Seu Pequenote Praticar Artes Marciais

 Oito motivos para os seus pequenotes praticarem artes marciais

Oito Motivos para o Seu Pequenote Aprender Música 

 

 Oito motivos para os seus pequenotes aprenderem música

 

Oito Motivos Para O Seu Pequenote Aprender Culinária    Oito motivos para os seus pequenotes aprenderem culinária