5 curiosidades e uma atividade divertida do Oceanário - Pumpkin.pt

5 curiosidades e uma atividade divertida do Oceanário

5 curiosidades e uma atividade divertida do Oceanário

Mergulhem nos oceanos, aprendam e divirtam-se em família.

Brr, será que os pinguins gostam todos de frio? Quantas espécies vivem nos Oceanos? Os peixes dormem como nós? Estas são algumas das curiosidades que vamos descobrir este mês com a ajuda do Oceanário.

Juntem a família, descubram mais sobre o mundo fantástico dos oceanos e aceitem o desafio da atividade que vos propomos. Depois espreitem o “Outro Lado do Oceanário” : 4 visitas online para podermos descobrir o Oceanário sem sair de casa e ainda aprender mais sobre os seus habitats.

5 curiosidades sobre os oceanos

Quantas espécies vivem no oceano?

Dada a vastidão do meio marinho, é impossível saber ao certo o número de espécies que existem. Estão hoje descritas cerca de 250 mil, mas estima-se que esse valor corresponda a meros 9% do total de seres vivos que habitam o oceano. A descoberta de novas espécies tem vindo a acelerar na década de 2010; só entre 2017 e 2018, descreveram-se mais de 2000 novos organismos marinhos!

Imaginem que num litro de água salgada pode haver mais de 38 mil espécies de micro-organismos diferentes!

As medusas dão choques elétricos?

Ao contrário do que se possa pensar, as medusas não produzem eletricidade. Os ferimentos causados por estes organismos resultam da ação das células urticantes, nalguns casos com um veneno tão potente que pode causar a morte. Alguns dos cnidários mais perigosos são a caravela-portuguesa e a vespa-do-mar.

As células urticantes das medusas disparam nematocistos em 0,7 microssegundos e apresentam, por isso, dos movimentos mais rápidos do reino animal.

Os peixes também dormem?

Os peixes não dormem como os mamíferos, mas descansam.  Reduzem a atividade e o metabolismo, mantendo-se alerta. Algumas espécies procuram locais seguros, onde permanecem durantes este período de animação suspensa.

Há vacas no mar?

Os manatins e os dugongos são mamíferos herbívoros que podem comer até 50 quilos de algas e plantas marinhas por dia. Por isso, é comum chamar-lhes vacas do mar. Curiosamente, na primeira viagem às Américas, Cristóvão Colombo descreveu o encontro com manatins como um vislumbre de sereias, ainda que não fossem “tão bonitas como dizem”.

Os pinguins gostam todos de frio?

Os pinguins são um grupo de aves marinhas que não voa. Habitam quase exclusivamente o hemisfério sul. Existem 18 espécies de pinguins e a maioria vive em zonas temperadas. Na Antártida encontram-se apenas sete espécies. O pinguim-do-cabo vive na praia, e o pinguim-das-galápagos vive nos trópicos.

Atividade em família: Origami de Pinguins

A propósito dos queridos pinguins, que tal fazer um origami destes simpáticos animais?

Sigam as instruções para fazer um origami de pinguim, investiguem as diferentes espécies que existem no planeta e depois de montarem o mobile usem-no para apresentar à família e amigos.

Depois vejam abaixo como podem visitar o outro lado dos pinguins no Oceanário sem sair de casa.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<