A Revolução Digital Veio Para Ficar - Pumpkin.pt

A Revolução Digital Veio Para Ficar

Revolucão Digital Veio Ficar

Habituámo-nos a olhar para a programação informática como algo complexo, destinado a um certo grupo de profissionais que se denominou de “geeks” ou “nerds”, de forma certamente pejorativa. No entanto, a linguagem de programação não é tão diferente assim de uma outra qualquer linguagem.

E quem a aprende, quem a domina, consegue comunicar de forma diferente. Neste caso em concreto, comunicar com uma máquina, um computador, dando-lhe instruções para que este faça tarefas definidas pelo programador.

A revolução digital dos últimos anos trouxe maior importância, mas também mais transparência, ao papel que os programadores têm nas nossas vidas. Os smartphones, cloud-services e toda a economia digital, com a enorme influência que têm sobre as vidas modernas, quer em termos de ferramenta de produtividade quer enquanto influenciadores de decisões, elevaram os antigos “geeks” ou “nerds” a verdadeiras estrelas de rock, pagas a peso de ouro.

O que fazer então em relação a esta revolução nas vidas correntes?

Existem sempre duas formas de olhar para o desenvolvimento tecnológico. A primeira passa por fechar os olhos, esconder a cabeça, fingir que nada se passa, e que tudo continuará como dantes. A segunda passa por abraçar este desenvolvimento e potenciá-lo. Nesta perspetiva, a aprendizagem da linguagem que permite criar este desenvolvimento tecnológico, é o melhor caminho para democratizar esta criação.

Os próximos anos deixarão claro, que a revolução digital veio para ficar, irá influenciar as nossas vidas tanto como a segunda revolução industrial influenciou a vida de milhões de pessoas há mais de 100 anos atrás. E agora como nessa altura, serão os que estão melhor adaptados a entender esta revolução, e a potenciá-la, aqueles que terão a possibilidade de beneficiar mais dela.

A aprendizagem de programação informática, desde cedo nas crianças, não deve portanto ser uma exceção. Deve ser uma condição necessária para que as crianças de hoje sejam adultas de sucesso no futuro, em qualquer área pela qual decidam enveredar.

Para saberes mais, vê os nossos cursos.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *