Família > Crescer > Aprender

Fases do desenvolvimento da leitura: um processo que não acaba nunca!

Imagem Capa - Fases Desenvolvimento

Aprender a ler (e a escrever) acontece por fases e podemos ajudar as abobrinhas em todas elas. Querem saber como?

A leitura e a escrita são competências, e, como acontece com todas as outras, adquiri-las é um processo que passa por diferentes fases: a do contacto inicial e posterior introdução, a da aprendizagem propriamente dita (já partilhámos 5 dicas para ajudar as crianças a aprender a ler), e a da consolidação, onde as abobrinhas podem enfim fazer uso das ferramentas que ganharam para, pela primeira vez sozinhos, explorar as histórias dos seus livros favoritos.

No entanto, o processo de alfabetização, ao contrário de outras aprendizagens que fazemos, é contínuo ao longo do tempo – apesar de, com a prática, ler se tornar algo natural, a verdade é que não somos igualmente alfabetizados em todos os temas, daí termos mais dificuldades em ler determinados textos do que outros e de estarmos, por isso, em aprendizagem constante.

Ainda assim, a maioria dos especialistas considera existirem cinco fases de desenvolvimento das competências de leitura. Querem conhecê-las?

Fase das histórias contadas

fases leituras mcdonalds 1

Ainda antes de aprenderem a ler as crianças aprendem a gostar de histórias – e a querer ouvi-las. Para incentivar as crianças a ler é importante envolvê-las com os livros ainda antes da idade escolar; quanto mais cedo, melhor!

Se as abobrinhas estiverem familiarizadas com as letras, o seu processo de aprendizagem futuro será bastante mais fácil. Por isso, contem-lhes histórias, mostrem-lhes como se escrevem palavras simples e deixem-nas explorar, mesmo que sozinhas e sem compreensão total, os livros infantis que têm em casa.

Nós somos fãs da coleção do Bolinha, uma das mais míticas e clássicas séries dedicadas ao mini-público. O seu sucesso ao longo de várias gerações é prova maior do quão divertidos e educativos são todos os livros sobre este cãozinho amoroso!

Também adoramos “O Monstro das Cores”, uma ótima ferramenta para ajuda as crianças a identificar e a lidar com as emoções de uma forma positiva.

Fase de decodificação

fases leituras mcdonalds 2

Ler é uma atividade complexa que reflete dois processos psicológicos que ocorrem em simultâneo: primeiro, o do reconhecimento das palavras, e, depois, o da compreensão do seu significado.

Na fase de decodificação as abobrinhas, leitoras iniciantes, começam por conseguir ler as palavras, ainda que com alguma dificuldade, mas reconhecem os signos do alfabeto e a formação de sílabas simples e complexas. No entanto, não têm a maturidade nem a capacidade para construir sentidos acerca do que leram.

Nesta fase, as crianças leem palavras, mas não são capazes de as juntar em frases e muito menos em textos, pelo que não podemos falar exatamente em “leitura” no seu significado total. Aqui, as imagens ainda devem predominar sobre o texto e a leitura pode e deve ser acompanhada pelos pais!

Sugerimos os livros “Aquela nuvem e outras”, de Eugénio de Andrade, e “A menina que detestava livros”, duas obras que fazem parte do Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade, e que são giras mas giras!

Fase da compreensão superficial

fases leituras mcdonalds 3

Nesta fase, que por norma acontece entre os 8 e os 10 anos, as crianças já têm alguma autonomia na interpretação do código, ou seja, juntam as letras facilmente, mas a sua leitura é ainda superficial, presa aos sentidos mais básicos das palavras e dos textos.

As crianças que estão na fase da compreensão superficial da leitura não têm experiência para interpretar os textos de forma proficiente, mas conseguem dominar com facilidade o processo de leitura em si. Por isso, devem optar por livros onde a presença das imagens entra em diálogo com o texto.

No Plano Nacional de Leitura, como sugestão de leitura autónoma para o 4º ano, encontrámos o amoroso “O beijo da palavrinha”, de Mia Couto, e “Uma Aventura no Porto”, das incontornáveis Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, livros que vão fazer as delícias dos miúdos nesta fase!

Fase das inferências

fases leituras mcdonalds 4

Quando as crianças chegam à fase das inferências (a partir dos 10, 11 anos) são já alunos capazes de ler de forma independente e de relacionar o texto lido a outros com o mesmo contexto ou tema. São leitores fluentes e estão a consolidar a compreensão dos mundos retratados nos livros.

Nesta fase, os leitores conseguem criar relações intertextuais e interpretar de forma bastante clara o sentido das palavras, por vezes além do literal, mas ainda não se questionam sobre o significado daquilo que leem e apreendem.

O programa Happy Meal Readers é uma excelente opção para ajudar as crianças nesta fase tão importante do processo de aprendizagem, uma vez que, através da sua coleção de 12 livros, pretende estimular a imaginação e contribuir para que a leitura seja um momento divertido!

Happy Meal Readers

Já estão disponíveis os dois últimos livros (volume 11 e 12) da coleção exclusiva “As aventuras dos Gémeos Treetop”, da autoria da escritora Cressida Cowell, a mesma que escreveu a incrível história de “Como Treinares o teu Dragão” e que vai fazer os encantos dos miúdos.

São 12 livros diferentes para colecionar e ler em conjunto, numa iniciativa que conta com o apoio do PNL2027 (Plano Nacional de Leitura 2017-2027).

Fase da leitura crítica

fases leituras mcdonalds 5

Na fase da leitura crítica (deve acontecer entre os 11 e os 13 anos) as crianças não só são capazes de ler de forma autónoma e de relacionar textos sobre assuntos semelhantes, como conseguem também posicionar-se criticamente e dar a sua opinião sobre a qualidade, beleza ou valor factual do texto.

Por isso, é nesta fase de leitor crítico que começam a desenvolver também a capacidade de argumentar contra ou a favor do que leram.

As crianças tornam-se assim leitores proficientes, ou seja, leitores totalmente capazes de ler sozinhos, podendo avaliar se um texto está bem ou mal escrito, se gostam ou não da sua história, e se estão ou não de acordo com as ideias apresentadas.

“O gato Malhado e a andorinha Sinhá”, de Jorge Amado, e “O Diário de Anne Frank” são sugestões de leitura do PNL para o 8º ano, e livros muito importantes para o desenvolvimento pessoal – e da capacidade de leitura – de qualquer jovem!

Também lhe pode interessar:

– Os hábitos de leitura das crianças portuguesas e dos seus pais

– 7 formas de estimular a leitura nas crianças

 Ler juntos no verão: incentivar à leitura nas férias

– Ler para as crianças antes de dormir: ideias para tornar este momento mais especial

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *