Família > Crescer > Aprender

Falar com o Professor do seu filho

Falar Professor filho

Já falou com o professor do seu filho? O Centro Ser Mais apresenta-nos algumas perguntas que o poderão ajudar.

Não sou mãe – ainda 🙂 –, mas acredito que a gestão do tempo entre família/trabalho não seja tarefa fácil e que inevitavelmente alguns “assuntos” acabam por ficar para segundo plano. Infelizmente, a escola é, por vezes, uma delas. Ou porque acreditam no trabalho do professor, ou porque acreditam que é o “trabalho” do filho e que ele dá conta do recado, a verdade é que ainda há muitos pais que, se for preciso, conhecem pessoalmente os(as) professores(as) dos seus filhos somente no final do ano letivo. Confesso que me faz imensa confusão!

Pois bem, por melhor aluno que seja o seu filho não será o suficiente, o envolvimento da família na vida escolar é fundamental para o desenvolvimento dele. A participação da família é importante e nada mais eficaz do que começar com uma conversa com o professor do seu filho para descobrir como e em que é que pode ajudar. É verdade que a família, principalmente nos nossos dias em que ambos os pais trabalham e que por vezes o tempo é muito escasso, tem de contar com a escola para cuidar dos seus filhos, no entanto essa responsabilidade tem de ser, obrigatoriamente, partilhada. Os pais não podem delegar essa função somente na escola.

Assim sendo, como começar, então, a conversa com o professor? Várias são as formas que se encontram hoje ao dispor do encarregado de educação: caderneta do aluno, a hora de atendimento semanal ou mensal, o telefone, a hora de entrada e saída da escola… como vêem oportunidades não faltam, basta querer.

Lembrem-se acima de tudo que o facto de se mostrarem interessados pelo desenvolvimento escolar do vosso filho é o primeiro passo para que ele melhore na escola.

 

Deixamos-vos aqui 10 questões que podem servir de ponto de partida:

  1. O meu filho participa nas aulas?
  2. Como é o relacionamento do meu filho com o professor, com os colegas, com as auxiliares, com a escola em geral?
  3. Poderei ajudar nos trabalhos de casa?
  4. Como ajudar nos trabalhos de casa?
  5. Como me posso envolver na escola? De que forma?
  6. Com que frequência envia trabalhos de casa?
  7. Qual é o calendário das Atividades Escolares (festas, comemorações)?
  8. Qual a melhor forma de entrar em contacto com o professor?
  9. Como serão geridas as avaliações? Quantas por período? Datas?
  10. Como pode justificar as faltas? Quantas faltas pode dar?

 

Centro Ser Mais 

geral@centrosermais.com