Os livros têm o condão de nos confortar em momentos difíceis – são, por isso, um aliado importante na época conturbada que vivemos.
2020 mudou a forma como vemos o mundo e as relações com os outros – no entanto, reforçou também o mais importante: o sentido de estar perto nem sempre é geográfico.
A leitura é uma atividade que pode unir as famílias nestes momentos difíceis, principalmente aproximando-vos dos avós, que, sendo grupo de risco, têm neste momento pouco ou nenhum contacto com os netos.
Com o apoio da McDonald’s, damo-vos algumas ideias para estreitar laços familiares através dos livros. Sim, mesmo à distância!
Ideias para Ler com os Avós (mesmo à distância)
Inverter papéis

Passámos muitos anos a ler-lhes histórias diárias antes de adormecer. Agora que eles já se deitam sozinhos com os seus livros, podemos manter o ritual, e até invertê-lo.
Porque a leitura rejuvenesce, peçam-lhes que contem histórias aos avós, que lhes deem esse mimo, atenção e retribuição. Pode ser por telefone, ou por videochamada, se estivermos a falar de uns avós tecnológicos!
Numa idade em que os problemas de vista começam a ser comuns, em que existe um cansaço maior e a saudade é mais do que muita, temos a certeza de que os grandes heróis da vossa família vão adorar ouvir a leitura dos netos.
E os pais também! Envolvam-se na leitura que entusiasma as vossas crianças, ouçam-nos praticar em voz alta, interessem-se pelos universos que eles começam a desbravar.
Descobrir um livro juntos
Um livro não acaba nas suas páginas. Transportem a experiência da leitura para a vossa vida diária com uma leitura conjunta, seguida de uma conversa simples sobre aquilo que leram.
Nós adoramos falar com as nossas abobrinhas sobre animais, a importância de preservar a natureza e a de cuidar do nosso planeta. Descobrimos que a coleção exclusiva “As aventuras dos Gémeos Pinheiro-Bravo“, da autoria da escritora britânica Cressida Cowell, nos permite pensar em formas interessantes de proteger a vida selvagem.

Infelizmente nada podemos fazer para recuperar o Arau-Gigante, mas aproveitámos a história e o facto de termos de recuar dois séculos e rumar ao norte do Oceano Atlântico para falar de diferentes ecossistemas, animais que já existiram e como evitar que aqueles que estão hoje em vias de extinção partam sem herança.
São 12 livros diferentes para colecionar, ler e interpretar em conjunto, numa iniciativa da McDonald’s e do Happy Meal Readers, que contam com o apoio do PNL2027.
Os miúdos vão adorar conhecer os Gémeos Ana, Artur, Tiago e Tânia, e com eles viver (e decifrar) aventuras verdadeiramente incríveis. E os avós também! Que tal lerem os livros da coleção ao mesmo tempo e, depois, conversarem por mensagem sobre eles?
Explorar um livro juntos

Já descobriram livros novos, conversaram sobre eles e divertiram-se a valer, mas que tal prolongar o prazer da leitura em conjunto com os “chefes da família” fazendo várias atividades de compreensão e mergulhando ainda mais a fundo na história?
Escrever a continuação
Até podem escrever a sua continuação! Como? Cada um escreve uma frase e o outro tem que continuar a história a partir da frase anterior. Criem um grupo de família no WhatsApp para que os primos e tios também possam participar!
Fazer desenhos
Outra forma de manter a leitura viva envolvendo os avós é fazendo desenhos sobre a leitura e partilharem com a restante família através do WhatsApp. Verdadeiras obras de arte!
Preencher uma ficha de leitura
E porque não preencherem uma ficha de leitura em conjunto? Respondam, individualmente, a questões como qual foi o melhor momento da história, qual foi o pior, o que tinham feito de diferente se fossem a personagem principal e o que aprenderam com este livro e depois debatam em família – numa videochamada, por exemplo!
Escrever o livro da família… por telefone!

Já falámos dos heróis da vossa família, mas e se os miúdos escreverem, em conjunto convosco, os avós e os tios, a história que começou lá muito atrás e desembocou no seu nascimento?
De onde veio o avô, como conheceu a avó, a história de amor dos papás: contem-lhes estas viagens ao passado e peçam-lhes que as escrevam, dentro das suas capacidades. Ficarão com um relato eterno da constituição da vossa família e uma “árvore genealógica” preciosa que eles vão poder ler e reler sempre que quiserem.
Liguem aos avós, não se esqueçam do caderninho, e comecem as perguntas! Vai ser tão giro!
Oferecer amor

Vamos voltar atrás no tempo, na verdade à juventude dos avós, e enviar amor pelos correios?
Em vez de cartas românticas, enviem aquele livro especial que vos faz lembrar a avó, ou que acham que o avô vai adorar ler (pode ser sobre jardinagem, futebol, bordados, enfim, há uma diversidade gigante de temas para agradar a avós gregas e avôs troianos!).
Combinem os pais com os avós para que os miúdos recebam também livros na sua caixa de correio – vai ser uma troca mágica e que vos fará sentir os avós mais próximos, ali mesmo entre as vossas mãos, como num abraço.
Também vos pode interessar:
- Como criar um cantinho de leitura para as abobrinhas?
- Viajar sem sair de casa: mais do que nunca, é preciso!
- Ideias simples para um dia caseiro e divertido, de manhã à noite!
Este artigo foi útil para si?