As crianças adoram ajudar na cozinha. Mas cozinhar não é apenas uma atividade divertida, é também uma rica experiência educativa.
Aprender a cozinhar é uma atividade divertida e cheia de benefícios para as crianças! Nunca é demasiado cedo para começar – por isso, reunimos uma lista de motivos para optarem por uma aula de culinária como opção de atividade extracurricular e as melhores escolas de cozinha do país para crianças!
Benefícios de aprender a cozinhar
1. Incentiva a alimentação saudável
Muitas crianças torcem o nariz quando lhe apresentam um prato de sopa, ou de peixe. Ao ensinar uma criança a cozinhar está a fazer com que esta se sinta parte do processo de conceção da refeição, o que vai torná-la mais recetiva ao preparado. Ao aprender a cozinhar, as crianças ganham valor nutricional. Manipular diferentes alimentos e preparar um prato desperta a curiosidade para experimentar algo que, antes, as crianças poderiam até achar que não gostavam.
2. Estimula a aprendizagem de matemática
Seguir uma receita é uma forma divertida de aprender matemática. Contar quantas colheres de um ingrediente têm de adicionar, o tempo que devem mexer o preparado ou até mesmo o número de ovos necessários para a massa do delicioso bolo, estimulará a aprendizagem de uma forma natural e muito divertida.
3. Incita para competências organizacionais
Cozinhar requer certas habilidades organizacionais. A capacidade de reunir todos os ingredientes necessários, ter todos os utensílios prontos e planear o tempo para que tudo esteja pronto a horas são habilidades que serão para toda a vida. Aprender a pensar no futuro é necessário tanto na cozinha como na vida; cozinhar ajuda a nutrir essa capacidade.
4. Aprender outras culturas
Preparar uma refeição com alimentos de outros países pode tornar-se uma excelente aula de cultura. Refeições mexicanas, chinesas, gregas ou italianas são motivo para falar sobre os países, as culturas, e tradições de onde os alimentos são oriundos.

5. Estimula o convívio em família
Esta é uma atividade que permite passar tempo com os mais pequenos. Perceber as iguarias que já conseguem preparar, e a forma como irão surpreender às refeições.
6. Desenvolve o trabalho em equipa.
Dentro das aulas de cozinha, a criança pode exercitar o trabalho em equipa e aprender a integrar-se da melhor maneira com o grupo.
7. Incute conhecimento de ciências
Aprende os diferentes grupos alimentares, aprende a experimentar, estados físicos (gasoso, líquido e sólido), crescimento dos alimentos, alterações nos alimentos durante a sua cozedura, desenvolve os 5 sentidos (paladar, tato, audição, visão e olfato), observa processos de fermentação, fervura, etc.
8. Desenvolve a coordenação motora
Picar, misturar, bater, triturar, pulverizar, enrolar (entre outros) ajuda a desenvolver a coordenação motora.
Tudo sobre o Início das Aulas:
- Início das aulas: tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade
- Calendário Escolar: conheça as datas oficiais
- Manuais Escolares gratuitos: sim!
- Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin
- Material Escolar: o que deve mesmo comprar?
As melhores escolas de cozinha para crianças:
Vejam as nossas sugestões por local: Lisboa | Porto | Outros locaisLisboa

Vitamimos – Academia de Cozinha Kids

Academia Time Out

Academia de Cozinha – Petit Chef

Academia de Cozinha Kiss the Cook

Lisbon Cooking Academy
Porto
Outros Locais

Gostava de mais informações.
919 393 811
Olá, Elson.
Para obter mais informações, pode contactar diretamente as escolas presentes no artigo 🙂
Saudações abobrinhas