Família > Crescer > Aprender

Enfrentar o “bicho papão” das provas de avaliação

Enfrentar “bicho papão” das provas avaliacão

O período das avaliações escolares são um momento de grande ansiedade para os seus filhos. Existem várias formas de tranquilizar e ajudá-lo a ter bons resultados. 

Os primeiros momentos de avaliação do novo ano escolar já se fizeram anunciar e as notas do primeiro período já surgiram.

Combater o “bicho papão” das provas de avaliação é um processo contínuo, que implica melhorar os hábitos e métodos de estudo, procurando assim adquirir uma bagagem de conhecimentos sólidos que permitam enfrentar, de modo mais confiante, os momentos de avaliação. Para que possa ajudar o seu filho nesta tarefa, deixamos-lhe hoje algumas dicas.

Ambiente de estudo

  • Crie um ambiente de estudo apropriado: é importante que a criança se habitue a estudar sempre no mesmo lugar, com a mesma luz, com o mesmo mobiliário… dessa forma reduz os factores distractores.

  •  Procure proporcionar à criança, sempre que possível, um local de estudo individual, que favoreça a concentração e o silêncio.

  • Ajude a criança a organizar a mesa de trabalho, dispondo em cima desta os materiais que irão ser necessários, desta forma evitar-se-ão interrupções frequentes, capazes de dificultar a concentração.

  • O ideal é que o local de estudo tenha uma iluminação natural. Na impossibilidade, use uma luz artificial ambiental e outra sobre o local de estudo, preferencialmente de cor azul.

Planificação do tempo de estudo:

Planificar o estudo aumenta o rendimento escolar das crianças contudo, esta pode ser uma das tarefas mais difíceis para o seu filho. Assim, é importante que elaborem, em conjunto, um plano… como se fosse a preparação de uma caça ao tesouro, em que o prémio será sentir-se menos ansioso antes dos momentos de avaliação e, conseguir melhores resultados.

  •  Definam um plano que tenha em conta as características da matéria a ser estudada, e onde inclua as actividades extra-curiculares.

  •  Incentive a criança a começar sempre o tempo de estudo por tarefas mais fáceis, assim diminuirá a probabilidade de ela desistir logo na primeira tarefa porque não consegue executá-la.

  • Ajude o seu filho a encontrar as estratégias mais adequadas ao seu estilo de estudo por exemplo: para umas crianças é mais útil sublinharem as ideias importantes e copiarem-nas, para outras fazerem resumos por extenso, umas apreendem melhor se lerem em voz alta, para outras fazerem resumos em esquema e ainda, para algumas, combinarem vários métodos.

O que fazer antes, durante e depois de uma prova de avaliação?

Preparar uma prova de avaliação implica 3 fases:

  1. Preparação antecipada: incentive a criança a criar hábitos de estudo regulares e constantes.

  2. Preparação próxima: ajude a criança a organizar o seu tempo, supervisione se tem todo o material necessário e incentive-o a obter o material restante, não o substituindo.

  3. O dia anterior: no dia anterior não force o seu filho a fazer um estudo exaustivo. É muito importante que respeite o período de sono da criança. Incentive o seu filho a usar os minutos que antecedem o exame não para falar com os seus colegas ( o que pode fazer com que fique mais ansioso e confuso), mas antes a aproveitar esses minutos para respirar fundo e manter-se calmo.

  4. O exame: alerte o seu filho para a necessidade de ler atentamente todo o enunciado e a responder primeiro ás questões que sabe. Reforce que deve responder apenas ao que lhe é pedido, para que não perca tempo que pode ser necessário para responder a outras questões.

 

 

Se, depois de ter posto em prática as dicas que lhe fornecemos, os problemas persistirem, lembre-se que não deverá encarar resultados menos positivos como um fracasso do seu filho, ou como uma falha sua.

Estamos ao seu dispor para o ajudar a ajustar este processo e acompanhá-lo nesta viagem.

 

Oficina de Psicologia para Barrigas de Amor