Família > Crescer > Aprender

Dia de Aulas ao Ar Livre: o seu filho vai participar?

dia de aulas ao ar livre

Fotografia por Elijah M. Henderson, no Unsplash

A aprendizagem ao ar livre melhora a saúde das crianças, motiva-as a aprenderem e fomenta uma maior ligação com a natureza.

Dia 17 de Maio celebra-se o Dia de Aulas ao Ar Livre, uma campanha global para inspirar e incentivar os professores de Portugal a dar aulas no exterior e priorizar o tempo de brincadeira. Até agora, as escolas já inscreveram mais de 10.000 crianças. Os seus filhos fazem parte deste número?

A aprendizagem ao ar livre melhora a saúde das crianças, motiva-as a aprenderem e fomenta uma maior ligação com a natureza. Brincar não só ensina competências fundamentais de vida como a resiliência, o trabalho em equipa e a criatividade, como também é essencial para a criança aproveitar a sua infância.

Fale com a escola das abobrinhas sobre a importância de aprender e de brincar ao ar livre, e encoraje os docentes a participarem: podem ver todas as informações no site do Dia de Aulas ao Ar Livre. Pense também de que forma pode passar mais tempo em família ao ar livre e inspire outros pais a fazerem o mesmo.

A importância de aprender ao ar livre

Quando os professores lecionam aulas ao ar livre, relatam os seguintes impactos significativos: o comportamento das crianças melhora, toda a turma fica entusiasmada para aprender e as crianças que se sentem inibidas pelo programa educativo muitas vezes prosperam num ambiente ao ar livre.

Quando os adultos recordam as memórias mais felizes da sua infância, é comum recordarem a alegria de brincar ao ar livre.

Brincar é não só fundamental para a criança aproveitar a infância, como ensina também competências de vida essenciais, tais como resolução de problemastrabalho em equipa e criatividade.

As disciplinas lecionadas ao ar livre, quer sejam de matemática, ciências ou línguas, muitas vezes ficam connosco para a vida. Estar no exterior ajuda as crianças a concentrarem-sefomenta a sua criatividade e imaginação e pode simplesmente ser mais divertido.

As crianças que no presente têm liberdade para brincar — fazendo amigos, aproveitando o momento, divertindo-se — estão mais bem preparadas para o que quer que o amanhã lhes reserve. Brincar ajuda as crianças a construírem amizades, a testarem os seus próprios limites e a resolverem os seus próprios problemas. É essencial para o desenvolvimento da criança e para o aproveitamento da sua infância.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.