Família > Crescer > Aprender

De volta à escola

De volta à escola

O novo ano letivo está à porta!!Vamos tornar este regresso às aulas uma festa?!

Fiquem com as magníficas-e-super-criativas sugestões de Andrea Portugal Deveza.

Podem encontrar a Andrea no seu blog e a Let’s no facebook.

 

“De volta à escola”

“Uma das coisas que melhor me lembro de ter vivido nos Estados Unidos em idade escolar, é do primeiro dia de aulas, ou todo o processo do início do novo ano letivo! Adorava! Aliás, digam o que disserem dos americanos, uma coisa não lhes tiro, a capacidade de incentivar crianças e os próprios pais a envolverem-se em todas as atividades escolares, fossem as académicas como as desportivas, eventos e celebrações, todos juntos fazem uma multidão e tudo é feito a 100%, dedicação e festa!!

E o início do ano letivo é sem dúvida uma festa. Quando acabamos um ano, relaxamos, festejamos termos passado, mas ali no início estamos prestes a começar algo diferente, novo e com imensa ansiedade, seja em que idade for… eu por exemplo não dormia NUNCA na noite anterior!! 😉 enfim… entre vontade das cusquices de verão e o que nos esperava no ano a vir. 

Nos Estados Unidos tem-se o hábito não de dar presentes às educadoras/professoras no final do ano, mas sim no início! Sim, logo no primeiro dia crianças e pais entram nas sala com um “welcome” e um presentinho na mão, normalmente um FVM (Faça-você-mesmo) feito pelos miúdos para que a professora se sinta bem-vinda àquela turma, não é excelente? Tenham isso presente quando souberem que os vossos filhos vão ter uma professora nova, quase como o típico cestinho de bolinhos que se entrega aos novos vizinhos! 

Mas… e as crianças que fazem anos logo ali no mês de Setembro? Não acham giro um tema de festa “De volta à Escola”? Eu acho giríssimo!!

E a maçã como símbolo de fruta fresca, saudável tem tudo a ver. Acredita-se que a maçã sempre foi um símbolo em alguns países para oferecer aos professores, pois significava abundância de comida visto os professores terem sido sempre mal pagos; outros acreditam que a maçã sendo de facto muito saudável simbolizava a sabedoria, inteligência e esforço exigido durante o ano letivo… eu adoro as duas referências e desde muito pequena, por influência das américas, sempre associei a maçã à escola!

Numa festa de aniversário durante o mês de setembro, os símbolos da escola podem ser muito divertidos – bem sei que as crianças preferiam estar a brincar, mas a escola também é divertida e uma festa baseada nos cadernos pode ser muito mais aliciante do que parece! Aqui têm algumas ideias e eu comia-as todas! 

Divirtam-se e “an apple a day keeps the doctor away“! ;)”

De Volta às aulas

1- Festa temática “De Volta à Escola”. Tudo sobre esta festa aqui. 2- Uma ideia para oferecer no final da festa. Ideia daqui3- Para adoçar o Regresso às aulas Pops Cake de Maça. Ideia daqui. 4- Giríssimas e deliciosas bolachinhas a imitar borrachas!! Saibam tudo aqui5- Um autocarro da Escola delicioso! Tudo sobre esta ideia aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *