Família > Crescer > Aprender

Conquiste um lugar no dia-a-dia dos seus filhos: os TPC!

Conquiste lugar dia-a-dia seus filhos: TPC

Os trabalhos para casa, tão bem conhecidos por T.P.C., são um tema que ainda levanta bastante polémica.

Pais, professores e psicólogos dividem-se quanto à sua importância: uns consideram-nos essenciais na medida em que incutem hábitos de trabalho e autonomia no estudo, outros não vêem que vantagens poderão ter as crianças ao fazê-los, considerando-os mesmo contraprodutivos. Ainda que possam existir vantagens e desvantagens na realização dos T.P.C., a verdade é que eles existem e todos os dias vêm registados nos cadernos das nossas crianças.

Perante isto, porque não olhar para os trabalhos para casa como uma ponte de ligação entre a família e a escola? Através dos t.p.c. a escola pode ajudar a família a compreender como atuar, orientando-a quanto à forma de acompanhar e auxiliar o seu educando na realização das atividades escolares. Esta participação ativa por parte da família na concretização dos t.p.c., é uma prova para a criança de que os seus pais se dedicam e se interessam por tudo o que lhes diz respeito.

O criar uma rotina de estudo em família, é muito importante; dedicar um pouco do nosso tempo e delinear um plano de trabalho diário é fundamental tanto para os pais como para os filhos. Esta rotina de estudo vai deixar a criança à vontade para esclarecer algumas dúvidas, para trocar algumas ideias com os pais e até levá-la a interessar-se por temas não abordados em sala de aula.

Por outro lado, este tempo dedicado ao estudo vai também ajudar os pais a inteirarem-se da matéria que está a ser trabalhada na escola, de que forma está a ser trabalhada e das possíveis dificuldades de aprendizagem do seu filho.

A criança vai estar muito mais disponível para aprender, muito mais recetiva à escola, se sentir por parte dos pais uma atitude positiva perante a mesma. Ou seja, é importante para as crianças que os pais valorizem a curiosidade e incentivem a descoberta e a aprendizagem de coisas novas.

Este interesse e motivação manifestado por parte da família, vai ajudá-los a compreender que aprender pode ser muito aprazível e bastante compensador e que todo o esforço exigido vai valer a pena.

É, assim, importante o envolvimento ativo no processo de aprendizagem do seu filho, na medida em que não só é um forte alicerce para que ele seja bem sucedido na escola como também para que cresça ciente do seu mérito e esforço pessoal.