Como escolher a melhor mochila escolar - Pumpkin.pt

Como escolher a melhor mochila escolar

como escolher mochila escolar

5 conselhos para ajudar à escolha de uma mochila que minimize os riscos para a coluna vertebral das crianças.

Faz parte do imaginário infantil de todos nós: a lista com o material escolar necessário para o ano letivo que se avizinha, a ansiedade de ir às compras, os longos minutos em frente à prateleira para escolher os cadernos mais giros, as canetas mais fluorescentes e… a mochila!

Com rodinhas ou sem rodinhas? E a cor? Os padrões?Agora que somos adultos, percebemos que o essencial de uma mochila é que ofereça um bom suporte para o peso (demasiado!) dos livros, dos cadernos e dos estojos.

No entanto, o nosso lado mais saudoso sabe que para os miúdos a escolha da mochila é um momento simbólico, quase de criação de estatuto entre os colegas, e sobretudo de manifestação de uma identidade que começam a formar, através da expressão dos seus gostos.

Boas compras, boas escolhas… e bom ano letivo!

Mochilas escolares: é importante que…

… o tamanho da mochila seja do tamanho das costas da criança

mochila totto acuarela 5

Depois de colocada, o ideal é que a parte superior da mochila fique imediatamente abaixo do pescoço da abobrinha e ao centro da coluna da criança.

Tenham em atenção também as alças ajustáveis, que trazem inúmeras vantagens mas que podem fazer com que a criança carregue a mochila mais abaixo do que o recomendável – o certo é que haja uma utilização simétrica nos dois ombros e que a parte inferior da mochila esteja ao nível da cintura da criança.

… a mochila tenha acolchoamento

mochila escolar rayol 34

Além de ajustáveis, as alças da mochila devem ser acolchoadas e largas, de forma a prevenir a má postura e a proteger a coluna. Também as costas da mochila devem ter acolchoamento, porque isso previne que o material escolar rompa a mochila e possam magoar a criança.

… a mochila tenha vários compartimentos

mochila totto acuarela 1

A escolha deve recair sobre uma mochila que tenha vários compartimentos, de forma a distribuir o peso e não sobrecarregar os ombros.

Os materiais mais pesados devem ser colocados junto ao corpo para evitar alterações da postura.

… tenham em atenção a altura da pega

mochila totto trolley

Os trolleys são muito úteis e podem ajudar a aliviar o peso nas costas da criança. Se for esta a vossa opção, tenha apenas em atenção a altura da pega. A criança não deve ficar curvada enquanto puxa a mochila.

… o peso da mochila não ultrapasse os 10% do peso corporal

mochila escolar rayol 45

Acima desse valor, considera-se que a criança se encontra exposta a problemas músculo-esqueléticos da coluna vertebral. Não se esqueçam de que o peso do material também contribui para o peso da mochila, e deve ser contabilizado nos 10%.

Para reduzir o peso da mochila, podem optar por usar cadernos separados e pequenos, para cada uma das disciplinas, para que o aluno só tenha que levar consigo aqueles de que necessita no dia. Podem comprar um cacifo na escola, assim garantem que o material nunca fica esquecido!

Pode também ser vantajoso optar por uma mochila de menor dimensão para evitar a tendência de transportar material em excesso.

Tudo sobre o Regresso às Aulas:

Regresso às aulas: tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade

Calendário Escolar: conheça as datas oficiais

Manuais Escolares gratuitos: descubram como receber os vossos

Mochilas Escolares: as escolhas da Pumpkin

Material Escolar: o que deve mesmo comprar?

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *