Checklist escolar: comecem já a preparar o regresso às aulas! - Pumpkin.pt

Checklist escolar: comecem já a preparar o regresso às aulas!

checklist escolar

Entrámos no segundo semestre do ano e entre organizar o próximo e aproveitar as férias acabamos num limbo mental. Fizemos uma checklist para ajudar a planear tudo!

Também têm a mania da organização? Por vezes ela faz de nós a pessoa mais chata da família, mas a verdade é que quem planeia está sempre pronto para o que der e vier. O novo ano letivo não vai ser fácil – aos desafios do costume junta-se toda a gestão de uma pandemia. Por isso, nestes tempos de ansiedade, torna-se ainda mais importante para o nosso bem estar que organizemos tudo com antecedência.

Preparámos uma super checklist para garantir que organizam tudo a seu tempo, antes durante e depois das férias, com espaço para descansar e para refletir. Vamos a isso?

Antes das férias: deixar tudo prontinho

Encomendem já os livros escolares

Deixar os livros encomendados antes de partir à aventura é meio caminho andado para evitar o stress pré regresso às aulas.

Imprimam o calendário escolar e colem no frigorífico

Já consultaram o Calendário Escolar 2020/2021? Do início das aulas às interrupções letivas (que este ano são mais curtas) e às provas e exames dos nossos super estudantes, há muitas datas importantes a ter em conta.

A nossa sugestão é que imprimam o calendário escolar e o colem na porta do frigorífico, bem à vista de todos, para que estejam sempre a par de todos os eventos. Aproveitem e assinalem também os aniversários das pessoas mais especiais e as férias de cada membro do lar – assim têm sempre tudo à mão! Demasiada organização? Pronto, pronto, já parámos…

Durante as férias: descansar e praticar

Aproveitem e levem também livros para as férias

O que são as férias sem uma boa leitura à beira da piscina? Levem convosco livros de histórias, de aventuras, de jogos e de curiosidades. Espreitem as sugestões do Plano Nacional de Leitura ou deliciem-se a revisitar os livros da vossa infância com os miúdos.

Também podem levar opções mais educativas, como cadernos de atividades – nem todas as crianças acham piada a abri-los nas férias, mas com um pouco de brincadeira à mistura podem criar-se momentos de verdadeira diversão e aprendizagem em família!

Precisam de mais ideias? Encontrem aqui as nossas sugestões de livros para as férias de verão.

E entretenham os miúdos com jogos educativos

O cérebro é um músculo, e não há melhor forma de o manter saudável do que o exercício regular!

Na praia, na esplanada ou durante as viagens de carro, basta haver um tablet para que os miúdos possam ir praticando os seus conhecimentos e aptidões com apps e jogos para estudar online, enquanto se divertem. Há opções para todos os gostos, do Português à Matemática e do Inglês à Geografia.

Cultivem o hábito das máscaras, desinfetante e medidas de segurança

Já não é novidade nenhuma: o novo ano letivo vai ser diferente, e todas as escolas vão ter medidas e procedimentos de segurança e higienização extra para prevenir contra o Covid-19.

Como preparar as crianças? Conversar sobre o assunto, treinar os comportamentos de segurança durante o verão e garantir que têm o seu conjunto de máscaras e desinfetante a postos para o regresso à escola. Habituem-se também a cumprir com o distanciamento social, a praticar a higiene respiratória e a lavar muito bem as mãos sempre que tocam em algo.

Depois das férias: energias renovadas, vamos a isso!

Comprem o material escolar online…

Neste setembro, a vontade de nos irmos enfiar num supermercado para comprar material escolar é praticamente nula.

Felizmente existem opções modernas que são práticas e seguras.

E conversem sobre as metas para o novo ano!

Que aspetos querem melhorar? A organização? A pontualidade? Ler mais livros, ter uma alimentação mais saudável, ter melhores notas a História ou simplesmente passar mais tempo com a família? Conversem sobre as metas de cada um e envolvam-se no caminho para as alcançar, ajudando-se mutuamente. Espreitem também estas 5 estratégias para que o próximo ano letivo corra melhor.

Este vai ser um ano diferente, e é importante que tenhamos isso em conta quando definimos objetivos: quer os dos miúdos, quer os nossos. Sejam realistas e especialmente empáticos: neste ano complicado, todos precisamos de um pouco mais de compreensão do que é costume.

Tudo sobre o Regresso às Aulas:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<