Família > Crescer > Aprender

Apoio Psicopedagógico: qual a importância?

apoio psicopedagógico

Saiba o que é o Apoio Psicopedagógico e como é que a criança pode beneficiar dele.

Muitas das dificuldades de aprendizagem são explicáveis pela ausência ou uso inapropriado de estratégias de estudo. De facto, muitas crianças e jovens com fraco rendimento escolar apresentam uma atitude negativa face ao estudo, uma grande desmotivação escolar, um tempo de estudo insuficiente e hábitos pouco adequados. O Centro How To como o Apoio Psicopedagógico pode ser útil para que a criança atinja melhores resultados. 

Mais importante do que somente a integração dos conceitos das aprendizagens escolares, é saber como o aluno aprende e constrói o seu conhecimento, bem como compreende as dimensões das suas relações com a escola.

O apoio psicopedagógico contribui para o esclarecimento dos processos de aprendizagem e visa informar como superar as dificuldades quanto ao rendimento escolar. Pois este é influenciado por uma multiplicidade de variáveis, tais como aspectos afectivos e cognitivos dos alunos e dos aspectos relacionados ao funcionamento da instituição escolar. Implica o treino de diferentes técnicas de estudo, desenvolvimento e a tomada de consciência, por parte dos alunos, das formas como cada um aprende melhor.

Permite o desenvolvimento de estratégias que privilegiam a aprendizagem de processos cognitivos e metacognitivos, responsáveis e estruturantes dos vários saberes curriculares. Visa reforçar aprendizagens nucleares e desenvolver competências através destas estratégias. Promovendo a aquisição, por parte dos alunos, de métodos, técnicas de estudo e de trabalho que os ajudem a desenvolver autonomamente o seu estilo de aprendizagem e a sua capacidade de aprender a aprender.

Ana Miguel

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.