Família > Crescer > Aprender

Ajudar e motivar para os estudos

Ajudar motivar estudos

O regresso às aulas é sempre difícil principalmente quando começam os TPCs. A autora do blog Mum’s the Boss partilha connosco as melhores dicas para ajudar e motivar os mais pequenos para os estudos. Vejam abaixo os workshops planeados para Lisboa e Porto e aproveitem a promoção Pumpkin.

Muitos pais contam-me que uma das coisas difíceis, no regresso às aulas, é a questão dos TPCs e do ajudar a estudar. Se há professores e escolas que começaram a dar menos TPCs, a verdade é que há momentos em que os miúdos têm de estudar e nós, ajudar. Estudar requer método, persistência e foco.

E estas são características que não só os miúdos usam menos bem, mas nós também, e cada vez pior. Sempre que possível senta-te ao pé do teu filho e interessa-te por aquilo que ele está a fazer – mais do que ajudar a fazer ou fazer por ele.

Pergunta-lhe como é que se faz aquela equação ou conta-lhe uma coisa interessante sobre aquele rei que ela anda a aprender na escola e que não vem nos livros.

O segredo é tornar o estudo interessante: tu, porque lhe contas pontualmente coisas que lhe aguçam a curiosidade e tu [sim, mais uma vez tu] porque te interessas por ele e pelo acto de estudar e pela matéria.

E quando tu levas interesse a essas coisas, é bem possível que ele as veja com algum interesse… A famosa pescadinha de rabo na boca. Mandar os miúdos estudarem quando eles não têm método, é um pouco disparatado.

Falei com alguns pais cujos filhos têm gosto pelo estudo [e também por outras actividades e tablets e skates] e houve uma resposta comum: a presença dos pais e o interesse pela situação parece ser a grande base.

Há pais que acompanham o estudo dos miúdos, diariamente, com o objectivo de garantirem que eles adquirem um ritmo e também um método.

Mas o que foi mesmo interessante ouvir foi à pergunta:

– ‘E gostas?’

– ‘De início não – é uma seca! Mas depois gosto mesmo muito!

E aquela coisa do vínculo que tu falas – é mesmo verdade – podes ficar mais próxima dele quando fazem estas coisas em conjunto.’

Nota: estás a lançar as bases para o estudo – descansa que quando isto estiver bem consolidado, eles não precisarão de nós tão frequentemente. Saberão fazê-lo sozinhos.

Dica:

Sabes que ele está a estudar a fundação de Portugal. Quando ele chegar ao pé de ti, não lhe perguntes:

1 – O que estás a estudar?

2 – O que aprendeste hoje?

3 – O que é que gostaste mais hoje na aula de História? Diz-lhe antes – vou contar-te uma história sobre a mãe do rei D. Afonso Henriques.

E começas. Com detalhes e jeitinho e a criar o entusiasmo.

É uma ideia! 😀

 

Workshops de Parentalidade Positiva

Se quer aprender mais dicas sobre Parentalidade Positiva participe nos Workshops da Mum’s the Boss e aproveite os 10% de desconto – basta indicar no formulário de inscrição o código Pumpkin – válido até 15 de Outubro de 2015.

Clique nos links para ver programa, valores, nib e outras informações, por favor: 

Lisboa | 6 de Novembro – 18,30 – 22,00 | Pais Felizes = Filhos Felizes

Formulário de inscrição 

Lisboa | 7 de Novembro – 9,30 – 13,00 | A Questão da Autoridade e da Obediência

Formulário de Inscrição 

Lisboa | 7 de Novembro – 14,00 – 17,30 | A Auto-Estima da Criança

Formulário de Inscrição

 

 

Porto | 21 de Novembro – 9,30 – 13,00 | A Questão da Autoridade e da Obediência

Formulário de Inscrição 

Porto | 21 de Novembro – 14,00 – 17,30 | A Auto-Estima da Criança

Formulário de Inscrição 


Gostaram? Para lerem mais do que a Magda escreve sigam a sua página de Facebook