Tarteletes de fruta: uma receita deliciosa que vos vai fazer brilhar

Tarteletes de fruta: uma receita deliciosa que vos vai fazer brilhar

tarteletes de fruta

Que tal preparar uma sobremesa de chef?

Estão à procura de ideias para sobremesas incríveis ou querem incluir fruta nas sobremesas para que os miúdos a comam mais facilmente? Temos a solução! Estas tarteletes de fruta dão um bocadinho de trabalho a preparar, mas ficam deliciosas e fazem um brilharete em qualquer mesa. São, por isso, uma boa opção para levar convosco naqueles jantares de amigos ou para os lanches de pais, na escola.

Nota para famílias com pouco tempo: podem simplificar e comprar a massa quebrada já feita,  nós não dizemos a ninguém! 🙂

Ingredientes para as tarteletes de fruta

Ingredientes tarteletes

Para o creme pasteleiro

  • 300 ml de leite
  • 1 vagem de baunilha
  • 3 gemas
  • 50g de açúcar confeiteiro (fiz com o robot de cozinha Cuisine Companion – 5 minutos velocidade 12 para 200 gramas de açúcar refinado)
  • 1 colher de sopa cheia de farinha
  • 1 colher de sobremesa de manteiga (opcional)

Para a massa quebrada

  • 240g de farinha
  • 120g de manteiga
  • 7 cl de água
  • 1 pitada de sal

Preparação das tarteletes de fruta: creme pasteleiro

Preparação com robot de cozinha Cuisine Companion:

Nós usámos o robot de cozinha Cuisine Companion da Moulinex. Coloque as gemas e o açúcar na taça com o acessório batedor. Misture na velocidade 4 durante 30 segundos. Junte o leite e as sementes da vagem de baunilha e o resto da vagem e misture mais 1 minuto.

Selecione o programa de sobremesas cremosas na velocidade 4 a 85º durante 10 minutos. Retire a vagem de baunilha e junte a farinha. Selecione o programa novamente, durante 6 minutos.

Preparação tradicional:

Coloque o leite numa panela pequena. Abra a vagem de baunilha ao meio e tire as sementes. Deite tudo, sementes e vagem para a panela e leve ao lume até ferver. Baixe o lume e deixe ferver uns 2 minutos.

Retire a vagem de baunilha.

Ponha as gemas, açúcar e farinha numa tigela e misture com uma batedeira até a mistura ficar clara e fofa.

Deite um terço do leite quente e aromatizado com baunilha na tigela e bata a baixa velocidade até estar completamente misturado. Depois junte o resto do leite, misturando.

Deite tudo novamente na panela e leve ao lume até ferver lentamente, misturando sempre até o creme engrossar. Se quiser, pode juntar no fim a manteiga, mexendo bem até incorporar o creme (nós optámos por não incluir).

Retire para um recipiente, cubra a superfície do creme com pelicula aderente para não formar uma crosta. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico.

Creme pasteleiro

Preparação das tarteletes de fruta: base das tarteletes

Pré aqueça o forno a 190oC.

Preparação com robot de cozinha Cuisine Companion:

Misture a farinha com a manteiga na velocidade 6 durante 2 min. e 30 seg. Após 30 seg., junte 7 cl de água e deixe a máquina em funcionamento até a mistura formar uma bola. Cubra com película aderente e deixe repousar no frigorífico durante 30 min.

Preparação tradicional:

Misture a farinha com a manteiga amolecida. Junte a água e amasse até a mistura formar uma bola. Cubra com película aderente e deixe repousar no frigorífico durante 30 min.

Estenda a massa com um rolo de massa.

Unte formas de tarteletes (preferencialmente com 5-7 cm de profundidade) e forre com papel vegetal. Divida a massa em pequenos círculos de dimensão adequada e coloque nas formas. Com um garfo, faça furinhos na massa.

Forre cada tartelete com uma forminha de papel ou papel vegetal e coloque bolinhas de cerâmica ou feijões secos para fazer peso. Leve ao forno 10 minutos. Depois tire as bolinhas e o papel e coza mais 5-10 minutos, até ficarem douradas e estaladiças.

Tire das formas e deixe arrefecer, preferencialmente sobre uma grelha.

Tarteletes

Depois de estarem completamente frios recheie com creme pasteleiro e disponha generosamente frutos vermelhos – morangos, framboesas, amoras e mirtilos sobre o creme.

Imediatamente antes de servir polvilhe de açúcar confeiteiro.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *