Família > Comer > Receitas deliciosas

Tarteletes de fruta que fazem um brilharete

tarteletes-recheadas

?

Que tal preparar uma sobremesa de chef?

Estas tarteletes de fruta dão um bocadinho de trabalho mas ficam deliciosas e fazem um brilharete.

Nota para famílias com pouco tempo: podem simplificar e comprar a massa quebrada já feita- nós não dizemos a ninguém 🙂

Nós usámos o robot de cozinha Cuisine Companion da Moulinex.

 

Ingredientes

Ingredientes tarteletes

Para o creme pasteleiro

300 ml de leite

1 vagem de baunilha

3 gemas

50g de açúcar confeiteiro (fiz com o robot de cozinha Cuisine Companion – 5 minutos velocidade 12 para 200 gramas de açúcar refinado)

1 colher de sopa cheia de farinha

1 colher de sobremesa de manteiga (opcional)

 

Para a massa quebrada

240g de farinha

120g de manteiga

7 cl de água

1 pitada de sal

Preparação

Creme pasteleiro

Preparação com robot de cozinha Cuisine Companion:

Coloque as gemas e o açúcar na taça com o acessório batedor. Misture na velocidade 4 durante 30 segundos. Junte o leite e as sementes da vagem de baunilha e o resto da vagem e misture mais 1 minuto.

Selecione o programa de sobremesas cremosas na velocidade 4 a 85º durante 10 minutos. Retire a vagem de baunilha e junte a farinha. Selecione o programa novamente, durante 6 minutos.

Preparação tradicional:

Coloque o leite numa panela pequena. Abra a vagem de baunilha ao meio e tire as sementes. Deite tudo, sementes e vagem para a panela e leve ao lume até ferver. Baixe o lume e deixe ferver uns 2 minutos.

Retire a vagem de baunilha.

Ponha as gemas, açúcar e farinha numa tigela e misture com uma batedeira até a mistura ficar clara e fofa.

Deite um terço do leite quente e aromatizado com baunilha na tigela e bata a baixa velocidade até estar completamente misturado. Depois junte o resto do leite, misturando.

Deite tudo novamente na panela e leve ao lume até ferver lentamente, misturando sempre até o creme engrossar. Se quiser, pode juntar no fim a manteiga, mexendo bem até incorporar o creme (nós optámos por não incluir).

Retire para um recipiente, cubra a superfície do creme com pelicula aderente para não formar uma crosta. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico.

Creme pasteleiro

Base das tarteletes

Pré aqueça o forno a 190oC.

Preparação com robot de cozinha Cuisine Companion:

Misture a farinha com a manteiga na velocidade 6 durante 2 min. e 30 seg. Após 30 seg., junte 7 cl de água e deixe a máquina em funcionamento até a mistura formar uma bola. Cubra com película aderente e deixe repousar no frigorífico durante 30 min.

Preparação tradicional:

Misture a farinha com a manteiga amolecida. Junte a água e amasse até a mistura formar uma bola. Cubra com película aderente e deixe repousar no frigorífico durante 30 min.

Estenda a massa com um rolo de massa.

Unte formas de tarteletes (preferencialmente com 5-7 cm de profundidade) e forre com papel vegetal. Divida a massa em pequenos círculos de dimensão adequada e coloque nas formas. Com um garfo, faça furinhos na massa.

Forre cada tartelete com uma forminha de papel ou papel vegetal e coloque bolinhas de cerâmica ou feijões secos para fazer peso. Leve ao forno 10 minutos. Depois tire as bolinhas e o papel e coza mais 5-10 minutos, até ficarem douradas e estaladiças.

Tire das formas e deixe arrefecer, preferencialmente sobre uma grelha.

Tarteletes

Depois de estarem completamente frios recheie com creme pasteleiro e disponha generosamente frutos vermelhos – morangos, framboesas, amoras e mirtilos sobre o creme.

Imediatamente antes de servir polvilhe de açúcar confeiteiro.

Este artigo teve o apoio da Moulinex.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *