Família > Comer > Receitas deliciosas

Suspiros de susto!

suspiros de susto

Doçura ou travessura? Ambas!

Booooh! Neste Halloween, nada mais divertido e saboroso do que preparar uns fantasmas doces para espalhar o terror e a alegria pelas crianças. Saiba como! 

Ingredientes:

4 claras

200 gramas de açúcar confeiteiro

1 colher de café de aroma de baunilha

Tinta preta para decoração comestível, para fazer os olhos. Nós usámos tinta preto em gel da wilton. Também podem usar olhinhos comestíveis ou chocolate derretido.

½ colher de chá de cremor tártaro – ajuda as claras a estabilizar e maximiza a altura a que podem crescer. Nós não tínhamos, por isso não usámos – é opcional.

Preparação.

Pré aqueça o forno a 100ºC. Cubra um tabuleiro do forno com papel vegetal.

Separe as claras com cuidado para não contaminar com gema (caso contrário as claras não crescem), deite numa tigela e comece a bater.

Nós usámos a batedeira Moulinex Prep’line com taça e assim fomos batendo as claras enquanto adicionamos os ingredientes.

Quando as claras estão fofas pode adicionar o cremor tártaro, se tiver.

Quando começar a fazer picos fofos adicione o açúcar, aos poucos, e bata até a mistura fazer picos firmes e o açúcar estar bem dissolvido. Junte o extrato de baunilha e misture bem.

Deve ficar uma mistura bem firme.

Se tiver, use um saco de pasteleiro com um bico de 1 cm de diâmetro para fazer os fantasmas.

(Aqui tenho de confessar que comprei um saco de pasteleiro numa loja simpaticamente económica e como resultado fiquei com um saco em que a massa saía mais pelos furos do tecido do que pelo bico).

Numa inspiração digna de MacGyver improvisámos usando um saco plástico ao qual cortámos um canto com aproximadamente 1 cm, e resultou.

Usando um saco em condições ou um saco improvisado como o nosso, molde os fantasmas formando montanhas com 5cm de altura.

Leve ao forno durante entre 1 hora e 1 hora e meia, até ficarem secos, crocantes e que consigam ser facilmente separados do papel. (Pode levar mais tempo, se for um dia particularmente húmido.)

Solte-os do papel, enquanto estão quentes (quando arrefecem ficam colados e é mais difícil soltar sem partir).

Desligue o forno e abra a porta, deixando depois os suspiros no forno por algumas horas para que terminem de secar.

Quando estiverem secos pinte os olhinhos.