Família > Comer > Receitas deliciosas

Rolo de Aveia e Lentilhas

rolo lentilhas e aveia

Rolo de aveia e lentilhas ideal para grandes refeições ou para congelar em uni-doses. 100% vegetariano.

No Domingo de Páscoa tivemos cá família a almoçar e publiquei no Stories algumas fotos da refeição que suscitaram comentários e pedidos de receitas. Este Domingo voltei a fazer o Rolo de Lentilhas e Aveia e até publiquei passo a passo no Stories, mas acho que merece um post completo mais detalhado.

Este rolo requere algum tempo de preparação, mas é fácil, dá para fazer com antecedência e alimenta um batalhão. A receita foi inspirada numas almôndegas da Gabriela Oliveira e a partir daí construí a coisa mais ao nosso gosto e em tamanho grande.

Preparação:

A primeira coisa a fazer é cozer uma chávena* de lentilhas coral em água e sal e juntar água quente a duas colheres de sopa de linhaça. Já que estão com a água quente, ponham de parte 1 chávena com um cubo de caldo lá dentro para ir dissolvendo.

Enquanto tudo coze/empapa/dissolve, fazer o infalível refogado com uma cebola, alho, louro, sal e pimenta. Juntar uns 300 gramas de cogumelos laminados e uma mão cheia de espinafres picados.

A quantidade de cogumelos e espinafres é meramente sugestiva, se quiserem mais ou menos é à vontade. Ou se quiserem por outras coisas tipo cenouras ou agrião também deve ficar interessante, é só preciso manter a proporção correcta de legumes/lentilhas para terem a quantidade suficiente para encher a forma.

Por falar em forma, enquanto os legumes estão a refogar, forrar uma rectangular (tipo bolo inglês) com papel vegetal.

Isto é importante porque é puxando o papel que vão retirar o rolo da forma; enquanto está quente há o risco de se desfazer um bocado se desenformarem virando para um prato.

Misturar uma chávena de flocos de aveia ao caldo e misturar. Juntar essa mistela às lentilhas cozidas num processador e triturar. Aqui é um bocado a gosto: podem triturar até ficar em papa, deixar uns bocado ou triturar muito pouco. Pode ser necessário juntar alguma água.

Depois disto, é juntar tudo numa tigela grande: mistela aveia/lentilhas, linhaça e legumes; temperar a gosto (alho em pó, cebola em pó, levedura nutricional, etc; eu uso uma colher de sopa de cada).

Depois de tudo misturado é ir deitando pão ralado até terem uma consistência que se mantêm colada.

Experimentam fazer uma bola com as mão e se se mantiver em forma, está bom. Se estiverem a cozinhar sem glúten podem usar uma farinha alternativa, tipo de aveia ou de milho.

Eu ainda não fiz a experiência nesta receita em concreto, mas noutras semelhantes resultou bem.

Deitar a massa na forma, alisar a superfície e levar a forno médio cerca de 30 minutos.

Aconselho vivamente duas coisas: servir com um molho de natas e cogumelos, porque isto é um assado seco e acompanhar com O Melhor Acompanhamento Da História Da Humanidade, que é basicamente batatinhas e brócolos assados com alho, oregãos, sal, pimenta e azeite.

O que sobrar (se sobrar…), cortem em fatias uni-doses e congelem!

 

*uso chávenas de 250 ml

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *