Experimentem fazer esta receita de risotto de cogumelos, cremosa e cheia de sabor
O risotto é um prato típico italiano feito com um arroz especial, de tipo arborio ou carnaroli, normalmente frito com cebola e que vai sendo gradualmente cozinhado em pequenas quantidade de caldo de legumes ou carne até ficar completamente cozido.
Para que fique perfeito deve usar-se o arroz adequado e ter-se alguma paciência, porque tem de ser constantemente mexido até ficar cozido.
Se não tiverem paciência ajuda imenso terem um robot de cozinha que faz tudo sozinho.
Com ou sem ajuda, experimentem esta receita deliciosa e cheia de sabor:

Risotto de Cogumelos
O risotto é uma receita simples de fazer mas que exige bastante atenção. O arroz é cozinhado com pouca quantidade de líquido que é progressivamente adicionado até ficar complemente cozido. Pode optar por usar um robot de cozinha que simplifica significativamente o processo sem comprometer o sabor. Seja qual for o método de preparação, é sempre um prato reconfortante e saboroso que toda a família vai apreciar!
Ingredientes
- Para o caldo de legumes: 150g de cenouras
- 150g de alho francês
- 600 ml de água
- Para o risotto: 300 g de arroz arborio
- 60 g de cebolinhas tipo chalotas
- 100 ml de azeite
- 80 ml de vinho branco
- 900 ml de caldo de legumes
- 250 g de cogumelos portobello
- 250 g de cogumelos shitake
- 50 g de manteiga
- 50 g de queijo parmesão
- 1 colher de chá de oregãos e tomilho
- Sal e pimenta preta a gosto
Passos
- Preparar o caldo de legumes: corte grosseiramente o alho francês e a cenoura em fatias fininhas.
- Com uma colher de sopa de azeite doure o alho francês. Usando o robot clickchef com velocidade 3, temperatura 100ºC programe manual 4 minutos.
- Ao fim de 3 minutos junte a cenoura.
- Junte 600 ml de água e uma colher de chá de sal e selecione o programa Sopas durante 25 minutos. Se optar pelo método tradicional numa panela, deixe ferver durante 25 minutos e triture no final. Reserve o caldo.
- Descasque as cebolas chalotas e corte-as grosseiramente. Se usar o robot, deite a chalota na taça e pique a velocidade 7 durante 10 segundos. Usado o método tradicional pique mais miudinho.
- Abra o robot e coloque a lâmina picadora sobre o acessório misturador. Verta o azeite e programe a velocidade 1 (sem a tampa doseadora) durante 6 minutos a 100ºC. Usando o método tradicional, numa panela doure as chalotas com o azeite.
- Quando faltarem apenas 4 minutos, adicione o arroz e os cogumelos picados. Quando faltar apenas 1 minutos , adicione o vinho branco pelo orifício da tampa. Usando o método tradicional, quando as cebolas estiverem alouradas junte o arroz e quando estiver bem envolvido junte o vinho.
- No final do programa verta o caldo de legumes pelo orifício da tampa e selecione o programa de cozedura lenta Slow Cook durante 20 minutos a 95º e coloque a tampa doseadora. No método tradicional, após o vinho estar absorvido vá juntando o caldo aos poucos e mexendo sempre, até o arroz ficar completamente cozinhado e não absorver mais.
- No final da cozedura, abra a tampa e adicione o queijo parmesão e a manteiga e misture delicadamente com uma espátula.
- Ajuste o tempero de sal e pimenta, junte os oregãos e tomilho e sirva imediatamente.
Ingredientes para preparar risotto de cogumelos
O ingrediente essencial para qualquer risotto é o arroz, que deve ser de tipo arborio (também pode ser usado carnaroli ou vialone nano). O arroz arborio já é produzido em Portugal e pode encontrar-se em qualquer supermercado.
No caso do risotto de cogumelos, resulta bem usar cogumelos com muito sabor, como os cogumelos portobello e shitake ou champignon castanhos.

Passo a passo para fazer risotto de cogumelos
Preparar o caldo de legumes
Com Robot de cozinha

Corte grosseiramente o alho francês e a cenoura em fatias fininhas.
Com uma colher de sopa de azeite doure o alho francês. Usando o robot clickchef com velocidade 3 e temperatura 100ºC, programe manual 4 minutos. Ao fim de 3 minutos junte a cenoura.
Junte 600 ml de água e uma colher de chá de sal e selecione o programa Sopas durante 25 minutos.
Método Tradicional
Corte miudinho o alho francês e a cenoura. Numa panela frite o alho francês numa colher de sopa de azeite.
Quando estiver alourado, junte a cenoura, 600 ml de água e uma colher de sopa de sal. Deixe ferver durante 25 minutos e triture no final. Reserve o caldo.
Preparar o risotto de cogumelos
Com Robot de cozinha

Descasque as cebolas chalotas e corte-as grosseiramente. Deite as cebolas na taça e pique a velocidade 7 durante 10 segundos.
Abra o robot e coloque a lâmina picadora sobre o acessório misturador. Verta o azeite e programe a velocidade 1 (sem a tampa doseadora) durante 6 minutos a 100ºC.

Quando faltarem apenas 4 minutos, adicione o arroz e os cogumelos picados.
Quando faltar apenas 1 minutos , adicione o vinho branco pelo orifício da tampa.
No final do programa verta o caldo de legumes pelo orifício da tampa e selecione o programa de cozedura lenta Slow Cook durante 20 minutos a 95º e coloque a tampa doseadora.
Método Tradicional
Numa panela doure as chalotas com o azeite, junte o arroz e os cogumelos e quando estiver bem envolvido junte o vinho e mexa até ficar absorvido. Vá juntando o caldo aos poucos e mexendo sempre, até o arroz ficar completamente cozinhado e não absorver mais.

No final da cozedura, adicione o queijo parmesão e a manteiga e misture delicadamente com uma espátula.
Ajuste o tempero de sal e pimenta, junte os oregãos e tomilho e sirva imediatamente.

Este artigo foi útil para si?