Família > Comer > Receitas deliciosas

Pérolas vermelhas de Verão

perolas-vermelhas-verão

Uma receita onde o tomate-cereja é protagonista.

A Teresa do blog Lume Brando partilha connosco a receita de uma salada, onde o tomate-cereja é protagonista. Esta receita requer a utilização do forno, que ajudará na intensificação do seu sabor, com ajuda da adição dos maravilhosos queijos mozzarella e feta.

Adoro tomate-cereja.

E se me vier parar às mãos de forma generosa, directamente de um quintal caseiro, fico ainda mais feliz (quem não fica?)

Um tabuleiro cheio de bolinhas, autênticas pérolas encarnadas que se adaptam a um sem-número de utilizações, chegou até mim no início desta semana. Se comê-las ao natural, acompanhadas de queijo mozzarella fresco e manjericão, por exemplo, já é uma salada que conforta, quando as levamos ao forno, o sabor intensifica-se de forma surpreendente.

Quando asso peixe e tenho tomates-cereja, junto sempre alguns ao assado, mas é sempre um apontamento, nunca tinha assado um tabuleiro só de tomates-cereja. Mas digo-vos, vale bem a pena ligar o forno para, menos de uma hora depois, sentir estes berlindes luzidios mornos explodirem-nos na boca.

O queijo feta, a rúcula e a cebola roxa pareceram-me companheiros verdadeiramente à altura, mas sintam-se livres para testar combinações (estou agora a lembrar-me que uns croutons, por exemplo, teriam ficado aqui muito bem).

Fora o tempo de forno, esta é uma salada que se prepara em três tempos. Depois de misturar os ingredientes principais, é só temperar com um fio de azeite, raspa de limão, algumas folhas de manjericão… e deixar a magia acontecer.

 

Pérolas vermelhas de Verão

Salada de tomate-cereja assado, feta, rúcula e cebola roxa

Tomates-cereja (cerca de 10 por pessoa) Azeite Mistura de ‘Sal com Ervas do Mediterrâneo’ da Margão Orégãos secos Queijo feta Rúcula Cebola roxa Raspa de limão Folhinhas de manjericão fresco

Ligar o forno nos 200º. Lavar, secar e espalhar os tomatinhos num tabuleiro anti-aderente ou forrado com papel vegetal. Regar com um bom fio de azeite e polvilhar generosamente com a mistura “Sal c/ Ervas do Mediterrâneo”, da Margão (adoro esta mistura). Salpicar com um pouco de orégãos, envolver bem e levar ao forno cerca de 25/30 minutos ou até os tomates terem largado algum sumo e começarem a ficar murchos. Retirar e esperar que fiquem mornos para montar a salada. Assim que estiverem mornos, retirá-los para o prato de servir com uma escumadeira. Juntar a rúcula, a cebola roxa em fatias finas e o queijo feta aos cubinhos. Regar com mais um fio de azeite e um pouco do molho da assadura (guarde o que sobrar para usar num molho, calda ou num prato de massa) e envolver com cuidado, para que os tomates não percam mais sumo. Terminar com raspa de limão e folhinhas de manjericão. Servir de imediato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visitem ainda a Página de Facebook de Lume Brando.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.