Panquecas de batata com puré de maçã! Este prato é verdadeiramente uma memória especial da infância da Eva do Jornada do Sabor!
O cheiro da maçã cozida com canela quando acabamos de carregar quilos de maçãs do nosso jardim para a cave, algumas para fazer sumo e outras para cozinhar e fazer puré: foi assim que ficou essa imagem romântica na minha cabeça.
A combinação da batata fritada, ligeiramente salgada com o agridoce da maçã cozida é simplesmente muito boa! Esta é uma receita clássica da Alemanha e não conheço nenhuma criança que não goste. Hoje fi-la pela primeira vez para a minha filha.
Já me tinha quase esquecido desta receita mas como passo muito tempo a ler livros e blogs de cozinha nesta altura, tropecei nela no outro dia e fiquei logo motivada para fazê-la. Como tudo aqui no blog é feito para toda a família, esta receita em especial é muito boa para bebés que começaram a introdução de alimentos com o método do baby-led-weaning!
É fácil e rápida de fazer, por isso é um prato ótimo para um lanche ou almoço, sem ficar muito tempo na cozinha.
Tempo de preparação: 30-40 minutos. Adequada para bebés a partir de 8 meses.
Ingredientes para +/- 10 panquecas
– 500g de batata
– 1 cebola pequena
– 1 ovo biológico
– 1 colher de sopa de farinha de espelta integral
– 1 pitada de sal
– Óleo de coco (para fritar)
– Puré de maçã
Preparação:
– Antes de mais lave bem as batatas e tire a casca.
– Depois de as ralar com um ralador fino coloque num escoador em cima duma tijela e faça força para tirar o líquido. Quanto mais água tirar das batatas mais crocante as panquecas vão ser.
– Juntar a cebola, também ralada fina, o ovo e a farinha. No final acrescentar uma pitada de sal. Misturar tudo muito bem com uma colher ou com as mãos.
– Agora aqueça um pouco óleo de coco numa frigideira, forme as panquecas com a mão e deixe fritar dos dois lados até ficarem douradas e bem cheirosas.
Inspiração alternativa:
Esta é a receita básica, mas de facto é muito fácil de adaptar a qualquer gosto. Pode por exemplo adicionar cenouras ou maçãs raladas, fazer sem ovo ou com outro tipo de farinha, sem glúten. Também podes servir estas panquecas com outro puré de fruta ou com um dip salgado.
- Juntar uma cenoura ou uma maçã ralada;
- Em vez de farinha de espelta usar farinha de aveia (sem glúten);
- Em vez do ovo usar uma colher de sopa de linhaça em pó ou amido de batata (alternativa vegan);
- Em vez de puré de maçã usar puré de pêra;
- em vez de servir doce, servir salgado.
Tudo sobre o Regresso às Aulas:
- Início das aulas: tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade
- Calendário Escolar: conheça as datas oficiais
- Manuais Escolares gratuitos: sim!
- Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin
- Material Escolar: o que deve mesmo comprar?
Este artigo foi útil para si?