Família > Comer > Receitas deliciosas

Outono e frutos secos (e uma receita deliciosa com castanhas e canela!)

Outono frutos secos (e uma receita deliciosa castanhas canela)

Com a chegada do Outono, os dias ficam mais “curtos”, mais frescos, mais acastanhados, e trazem frutos muito característicos desta altura do ano.

É no mês de outubro que aparecem as amêndoas, nozes, castanhas e as avelãs. Apesar de existir oferta nos supermercados durante todo o ano, esta é a altura “natural” destes frutos aparecerem, é quando têm mais sabor, melhores caraterísticas nutricionais e são menos dispendiosos. Por isso, nada melhor do que aproveitar as vantagens dos produtos da época e enriquecer o nosso dia a dia alimentar.

De uma forma muito generalizada, os frutos secos ou oleaginosos, são excelente fonte de ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados, minerais como cálcio, zinco, selénio,…, vitaminas do complexo B, vitamina E e fibras. São ótimos para o funcionamento cerebral, atenção e controlo de humor, com excelentes propriedades antioxidantes, reguladores do trânsito intestinal,  com propriedades protetoras para o sistema cardiovascular.

Os frutos secos podem fazer parte do dia alimentar das crianças, por exemplo:

– nos lanches da manhã e da tarde,  juntando 4 a 6 amêndoas ou 3 a 4 metades de noz a uma dose de fruta fresca ou a 1 iogurte,  ajuda a aumentar os níveis de concentração, o humor e até a controlar o apetite;

– podem fazer em casa os cereais de pequeno almoço dos vossos filhos, misturando flocos de trigo integrais, flocos de aveia e frutos secos, tudo ligeiramente torrado e se gostarem, misturem um pouco de canela, mas não adicionem açúcar, nem mel ou outro adoçante, prefiram misturar depois fruta fresca com o iogurte ou o leite;

– podem enriquecer o pão ou bolos com frutos secos, em pedaços ou em farinha, tornando-os quase imperceptíveis;

– a bebida de amêndoa pode ser utilizada como alternativa para crianças que não consomem produtos lácteos;

– a castanha, tendo uma boa quantidade de amido, pode ser uma alternativa às fontes habituais de hidratos de carbono, como arroz, massa e batata (fica ótima misturada num assado de frango ou carne de porco).

Inspirem-se e aproveitem os produtos desta época para enriquecer os dias dos vossos filhos, sabendo que também estão a promover melhorias do seu estado nutricional.

Bolo de castanhas e canela

Ingredientes:

400g de castanhas descascadas

5 ovos

1 chávena de açúcar

1 colher de chá de fermento

1 colher de sopa de canela

3 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de preparação:

Cozer as castanhas até ficarem bem moles. Reduzir a puré. Reservar. Ligar o forno a 180ºC.

Bater os ovos inteiros durante 3 a 4 minutos. Adicionar o açúcar e bater mais 3 a 4 minutos. Juntar a canela e o fermento e bater mais 1 a 2 minutos. Adicionar o puré de castanhas e mexer bem. No final juntar a farinha e mexer uma última vez.

Untar com manteiga uma forma de 18cm e polvilhar com farinha (colocar no fundo da forma papel vegetal para ser mais fácil retirar o bolo).

Colocar a massa na forma e levar a cozer no forno, durante 40 minutos. Verificar no final se o bolo está cozido. Deixar arrefecer antes de desenformar.