Família > Comer > Receitas deliciosas

Lasagna de Espinafres e Ricotta

Lasagna Espinafres Ricotta

Todas as crianças adoram massa! A boa notícia é que agora pode preparar refeições simples e ao mesmo tempo requintadas, utilizando ingredientes que temos sempre à mão e, claro, a pasta nas suas mais variadas formas, do penne ao macarrão, do esparguete ao tagliatelli. O segredo é que fique sempre al dente! Esta é a proposta do mais recente livro da chef Chiara Ferro, “Al Dente”, do qual partilhamos esta receita.

Ingredientes (para 4 pessoas):

– 400 g de lasagna com ovo

– 300 g de espinafres frescos

– 1 ovo

– 350 g de requeijão fresco (preferencialmente, de ovelha)

– 500 ml de molho béchamel

– 250 g de mozzarella

– 40 g de pão ralado

– 1 dente de alho pequeno

– azeite virgem extra, manteiga e sal q.b.

Modo de preparação:

 
Pré-coza durante 2 minutos a pasta de lasagna em água a ferver com bastante sal. Estenda a pasta cozida sobre uma mesa untada com azeite e deixe arrefecer — se comprar a pasta de lasagna já pronta para ir ao forno, salte este passo. 
Entretanto, numa panela pequena, ferva as folhas de espinafres em água com sal, durante 6-7 minutos para não perderem a cor. Escorra-as e arrefeça-as durante cerca de 2 minutos em água corrente fria.
Esprema os espinafres, pique-os e salteie-os em azeite e alho picado durante 5 minutos. Quando estiverem frios, misture-os numa tigela com os ovos, o requeijão e o parmesão. Retifique o sal. Reserve um pouco de parmesão para a última camada da lasagna. 
Entretanto, à parte, corte a mozzarella em cubinhos. Numa forma, deite no fundo 2-3 colheres de béchamel e disponha camadas pela seguinte ordem até acabarem os ingredientes (dependendo da altura da forma, 4 camadas seriam o ideal): primeiro a pasta, a seguir a mistura de requeijão e espinafres, alguns cubinhos de mozzarella e 2-3 colheres de béchamel.
Na última camada, adicione o parmesão e a manteiga em pedaços pequenos. Leve ao forno a 180 °C, durante 20 minutos. Espere pelo menos 15 minutos antes de cortar e sirva morno.

Pode encontrar mais receitas de massa para todos os dias, para toda a família, no novo livro de Chiarra Ferro, “Al dente”.