Família > Comer > Receitas deliciosas

Lanchinhos para levar

Lanchinhos levar

Porque muitas vezes os miúdos têm de levar um lanchinho para a escola, aqui ficam 5 sugestões diferentes para evitar lanchinhos menos saudáveis.

Ingredientes

  • Molho com pauzinhos de vegetais
  • Vitamina de banana e framboesa
  • Creme de ameixas com canela
  • Potes de iogurte com granola e damasco
  • Queques de cenoura e ananás

(todos os ingredientes para as receitas abaixo)

  1. Molho de feijão com pauzinhos de vegetais. Tire a água aos feijões manteiga em lata (200g), esprema o sumo de 1 limão. Junte1 dente de alho esmagado, 1 colher de sopa de salsa picada e 1 colher de sopa de hortelã picada, 2 colheres de chá de azeite e 1 colher de sopa de água. Sirva com pauzinhos de vegetais feitos a partir de 1 talo de aipo, 2 cenouras e ½ pimento vermelho (amarelo e laranja são mais suaves) e embrulhe numa folha húmida de papel de cozinha para impedi-los de secar  
  2. Vitamina de banana e framboesa Bata no liquidificador 85g de framboesas juntamente com 1 banana e sumo de laranja (150ml).
  3. Creme de ameixas e canela Coloque 1 colher de sopa de mel, 1 colher de chá de manteiga, 2 ameixas cortadas, gotas extracto de baunilha, uma pitada de canela em pó e 2 colheres de chá de água num prato. Cubra com película transparente e fure com um garfo. Vai ao microondas por 3 minutos em alta temperatura. Uma vez arrefecido, coloque esta mistura num copo e cubra com natas batidas ou iogurte natural. Feche e leve ao frigorífico.
  4. Potes de iogurte com damasco e mistura de muesli 200g aveia, 2 colheres de sopa de mel e 1 colher de sopa de óleo de girassol num recipiente de ir ao forno. Espalhe e leve ao forno a 200C/180C durante 6 ou 7 minutos. Mexa e leve ao forno mais 7 minutos. Deixe arrefecer. Misture com frutas secas 150g (suficiente para 8 porções). Para uma porção, misture num recipiente um iogurte natural de 100 ml com 1 colher de sopa de geleia de damasco sem açúcar. Guarde o muesli num recipiente hermético e ponha uma parte no saco da lancheira para juntar ao iogurte.
  5. Queques de cenoura e ananás Peneire a farinha com fermento 140g, 85g de farinha integral (reservando cerca de 2 colheres), ½ colher de chá de bicarbonato de sódio, 2 colheres de chá de canela e uma pitada de sal. Noutra tigela, bata 150ml de óleo de girassol com 100g de açúcar amarelo. Adicione 200g de puré de cenouras cozidas, 3 fatias de ananás de lata cortadas em cubos, 2 colheres de sopa do sumo da lata, 1 ovo e 1 colher de chá de extracto de baunilha. Misture 50g de sementes de girassol. Misture a tigela das farinhas com a tigela que tem a cenoura. Recorte o papel vegetal em pedaços de 10cm e coloque nos buracos das formas de queque. Deite a misturas nas forma, polvilhe com as 2 colheres de farinha integral e algumas sementes de girassol. Vai ao forno a 200C / 180C durante 20-25 minutos ou até que um palito saia limpo. Deixar arrefecer. Dá 12 queques deliciosos.

Estas receitas foram tiradas daqui.