Família > Comer > Receitas deliciosas

Lanchinhos escolares: dicas para uma lancheira mais saudável

Lanchinhos escolares

Estamos na altura do Regresso às Aulas e para muitos pais isso significa uma tarefa extra: a de preparar a lancheira com os lanchinhos para os filhos levarem para a escola. O desafio é pensar em lanches saudáveis, atrativos para os pequenos, que fujam à mesmice e às opções muito calóricas. O ideal é oferecer às crianças refeições práticas, rápidas e nutritivas. Deixamos aqui algumas sugestões deliciosas e saudáveis de como preparar a lancheira (e ainda algumas receitas)!

1. Tenha em conta o horário em que a criança estuda (manhã ou tarde) e a refeição que fez antes de ir à escola (pequeno-almoço ou almoço).

2. Certifique-se de que coloca dentro da lancheira um produto de cada grupo alimentar: Uma fonte de proteína ou um lacticínio (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legume (pelas fontes de vitaminas, fibras e minerais) e um carbohidrato para fornecer energia (pães e cereais), além de uma bebida para hidratar (preferencialmente, água). 

3. Prefira as lancheiras térmicas. 

4Higienize a lancheira diariamente, assim, de forma a evitar restos de comida e odores desagradáveis;

5. É importante envolver o seu filho no processo de montagem da lancheira. Peça a sua opinião e ajuda para despertar o interesse pela alimentação saudável. 

6Prefira as frutas que possam ser consumidas com casca ou fáceis de descascar (como banana) pois, a maioria delas perde vitaminas e oxida (fica com aparência escura) quando cortadas. As frutas devem ser enviadas já lavadas e secas.

7Ao escolher os alimentos, prefira pães, bolos ou biscoitos integrais, de sementes, de arroz ou de milho aos pães brancos, folhados e bolos de pastelaria. Prefira frutas naturais a frutas secas e desidratadas. Prefira sumos naturais aos de caixa ou refrigerantes. 

8. Os produtos industrializados são ricos em açúcares, gorduras e conservantes e têm pouquíssimo valor nutricional. Dá mais trabalho preparar opções naturais, mas a recompensa para a saúde do seu filho é muito grande. 

9. Escolha alimentos que a criança goste e que esteja acostumada a comer, fazendo com que a lancheira seja uma extensão da alimentação de casa. 

10. Use cortadores de sanduíches em formatos divertidos para o lanche ficar diferente e atrativo.

Receitas:

Tortellini com pesto e bróculos


Lanchinhos para levar


Mega sandwich