Uma versão menos calórica mas não menos saborosa do clássico gaspacho andaluz!
O Verão é perfeito para beber gaspacho, uma invenção deliciosa dos nossos hermanos.
Gaspacho de melancia
Esta receita de Gaspacho de melancia é diferente do clássico gaspacho andaluz porque não leva pão e substitui o pepino por melancia – fica menos calórica mas não menos saborosa. Perfeita para um dia de verão!
Ingredientes
- 600 g de tomate maduro em cacho
- 500 gramas de melancia (pesada sem casca) – é uma boa forma de aproveitar uma melancia menos doce.
- 40 gramas de cebola
- 50 gramas de pimento amarelo e/ou laranja
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de azeite
- 3 colheres de chá de vinagre de vinho
- 1 colher de chá de sal grosso
Passos
- Lave bem o tomate e o pimento.
- Descasque a cebola e corte em rodelas.
- Corte o pimento grosseiramente.
- Descasque o dente de alho e retire a área que germina, no centro.
- Corte os tomates em cubos grosseiros
- Tire a casca e sementes da melancia
- Deite tudo num recipiente ou taça do robot de cozinha, se o usar
- Junte o sal, azeite e vinagre.
- Bata bem com o robot de cozinha, numa liquidificadora ou com a varinha mágica. Nós usámos a Cuisine Companion da Moulinex e programámos 3 minutos a velocidade 12 com a lâmina picadora. Depois retificámos os temperos e programámos mais 1 minuto a velocidade 12.
- Podem acrescentar um pouco de água gelada, se preferirem menos denso, ou com uma pedra de gelo. Se não beberem de imediato, deixem 1-2 horas a arrefecer no frigorífico. Antes de servir misturem bem.
Notas:

Este artigo foi útil para si?