Esparguete à bolonhesa - Pumpkin.pt

Esparguete à bolonhesa

Esparguete à bolonhesa delicioso

Delicioso e fácil de fazer, esparguete à bolonhesa é ideal para aconchegar

O esparguete à bolonhesa é uma das receitas preferidas cá de casa, e é muito fácil de cozinhar: até as nossas abobrinhas já ajudam!

O molho de tomate que fazemos leva algum tempo a apurar e fica uma delícia, mas pode fazer uma versão mais rápida: enquanto o molho ferve, frite a carne e coza o esparguete. Fica tudo pronto em 30 minutos.

Nós fazemos uma versão com carne picada e outra com uma opção vegetariana, com soja ou lentilhas vermelhas. Todas ficam deliciosas!

Esparguete à bolonhesa

Esparguete à bolonhesa

O nosso esparguete à bolonhesa é delicioso e fácil de fazer. Preparamos primeiro o molho e deixamos apurar com tempo. Depois, 20 minutos antes de servir, cozinhamos à parte a carne e as lentilhas. Ao mesmo tempo aquecemos a água para cozinhar o esparguete, al dente, como manda a tradição italiana. Servimos tudo bem quente, com a opção de adicionar queijo ralado a gosto (parmesão, na versão mais tradicional, ou mozarela, como as abobrinhas mais gostam). Para um extra conforto, podem acompanhar com pão de alho para molhar no molho. Bom apetite!

Serve

4 pessoas

Preparação

10 minutos

Confecção

45 minutos

Tempo total

55 minutos

Ingredientes

  • 500g de esparguete ao vosso gosto (nós gostamos de esparguete simples, com vegetais, integral e picante)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 latas de tomate (aproximadamente 1400gramas)
  • 200g de cenoura ralada
  • 1 cebola grande
  • 6 dentes de alho
  • 50g de aipo (opcional)
  • 2 colheres de sopa de Oregãos
  • 1 folha de louro
  • 2 anis estrelada
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de folhas de manjericão
  • 500 gramas de carne picada à vossa escolha (nós usámos uma mistura de vaca e porco). Podem alternativamente usar uma proteína vegetal. Nós usámos uma chávena de lentilhas por pessoa para esse efeito.

Passos

  1. Corte a cebola em rodelas e pique o alho grosseiramente
  2. Numa panela, junte uma colher de sopa de azeite e deixe aquecer. Deite a cebola e o alho picados e deixe alourar
  3. Junte a cenoura e deixe alourar também. Se quiserem acrescentar aipo, junte, picadinho, quando a cenoura estiver alourada.
  4. Deite o tomate triturado, envolva bem e deixe aquecer até ferver.
  5. Junte os temperos: uma colher de chá de sal, folhas de louro e manjericão, oregãos e a aniz estrelada. Baixe o lume, tape parcialmente (assim o molho não salpica o fogão e vai espessando) e deixe apurar.
  6. Quando o molho reduzir e estiver espesso ao vosso gosto, tire do lume e retire as folhas de louro e manjericão e a aniz estrelada. Deixe arrefecer ligeiramente e triture com uma varinha mágica ou robot de cozinha.
  7. Entretanto numa frigideira deite 1 colher de sopa de azeite e aloure 2 dentes de alho picados miudinho.
  8. Quando estiverem alourados mas sem deixar queimar junte a carne e frite com lume alto, desfazendo com uma colher de pau até ficar toda bem cozinhada. Tempere com sal e pimenta e junte 1 colher de sopa de oregãos.
  9. Se optar por usar lentilhas para uma opção vegetariana, lave-as bem com água fria, coloque numa panela com água fria e coza: devem ferver cerca 10 minutos. Escorra e reserve.
  10. Junte a carne (ou as lentilhas) ao molho e envolva bem, deixando em lume muito brando para ficar mais saboroso. Pode juntar um pouco de água se ficar mais seco (nós juntamos um bocadinho da água de cozer o esparguete).
  11. Coza o espaguete de acordo com as instruções da embalagem, deixando ficar al dente, ou seja cozido mas sem se desfazer.
  12. Sirva o esparguete em pratos de sopa com uma dose generosa de molho.
  13. Pode acrescentar queijo parmesão ralado, ou numa versão menos tradicional que as abobrinhas adoram, queijo mozarela para se derreter. Podem acompanhar com pão de alho quentinho, para uma refeição ainda mais aconchegante.

Ingredientes do Esparguete à Bolonhesa

Ingredientes Esparguete à bolonhesa

Segredos do nosso esparguete à bolonhesa

O segredo do nosso esparguete à bolonhesa está no molho de tomate, que é feito com uma base de refogado de alho e cebola e leva cenoura ralada para equilibrar a acidez do tomate. Temperamos com louro, aniz estrelada, manjericão e oregãos e deixamos apurar até ficar espesso e muito saboroso.

Esta receita de molho de tomate inspira-se nas receitas dos livros do chef Augusto Gemelli e Heston Blumenthal e resulta sempre.

Este molho é a base do nosso molho bolonhesa, do molho de tomate para pizzas caseiras e fica bem com queijo mozzarela em bolinhas e legumes para uma refeição simples.

Fazemos doses duplas para ter no frigorifico ou congelar para usar numa refeição rápida e saborosa.

Quando está tudo pronto e bem quente, sirva o esparguete em pratos de sopa com uma dose generosa de molho.

Pode acrescentar queijo parmesão ralado a gosto. As nossas abobrinhas adoram com queijo mozarela que se derrete no molho.

Coma à italiana, com garfo e colher de sopa para enrolar bem o esparguete e não deixar nenhum molho no prato.

Podem acompanhar com pão de alho quentinho, até em croutons, para uma refeição ainda mais aconchegante.

Também lhe pode interessar

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *