Família > Comer > Receitas deliciosas

Enroladinhos de Farinheira e Amêndoa

enroladinhos

Um salgadinho delicioso e inesperado.

Enroladinhos de Farinheira e Amêndoa- receita do delicioso blog No Soup For You

Para cerca de 30 unidades

Ingredientes:

Massa:

50 g de amêndoa s/ pele

200 g de sumo de tangerina

40 g de azeite

1 c. sopa de açúcar

15 g fermento de padeiro fresco 
ou 1 c. chá de fermento seco (5 g)

1 c. chá de sal

200 g de farinha de trigo T65

150 g de farinha de trigo integral

Recheio e acabamento:

1 farinheira, s/pele

50 g de amêndoa laminada

Raspa e sumo de 1 tangerina

1 gema batida com um fio de leite

Preparação:

Robot de Cozinha

Para a massa, comece por pulverizar a amêndoa, com o copo seco, 10 seg/vel 9. Retire e reserve. Coloque no copo o sumo, o azeite, o açúcar e o fermento e programe 2 min/37ºC/vel 2.

Junte o sal, as farinhas e a farinha de amêndoa pulverizada e misture 15 seg/vel 6. Depois use o programa automático de massas com o acessório batedor (se usar a Cuisine Companion) ou amasse 2 min/vel espiga (se usar Thermomix/Bimby).

Deixe levedar tapado até que duplique de volume, durante aproximadamente 30 minutos. Para o recheio, coloque todos os ingredientes no copo e programe 4 min/100ºC/vel 1.

Tradicional

Para a massa, moa a farinha finamente na picadora (caso prefira, use farinha de amêndoa). Reserve.

Aqueça ligeiramente o sumo e o azeite, apenas para que fique morno, e dissolva o fermento e o açúcar.

Faça um monte com as farinhas e deite a mistura líquida e o sal no centro, amassando até que a massa se despegue das mãos. Forme uma bola e deixe levedar tapado até que duplique de volume, durante aproximadamente 30 minutos. Se preferir, utilize a máquina de pão para preparar a massa, introduzindo os ingredientes na ordem indicada pelo fabricante (programa “Massa”).

Para o recheio, leve todos os ingredientes ao lume por uns minutos, esmagando a farinheira com as costa de uma colher, até obter uma consistência homogénea. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Para a montagem, polvilhe a bancada com farinha e divida a massa em duas partes e abra cada uma delas num rectângulo, com a ajuda do rolo.

Distribua o recheio, enrole e corte em rodelas de cerca de 1 cm de espessura. Disponha os rolinhos deitados no tabuleiro preparado.

Pincele a superfície de cada um com a gema de ovo batida com um fio de leite e leve ao forno a 180ºC cerca de 25 a 30 minutos.

Nota: Preparados em quantidade, o rendimento destes enroladinhos é perfeito para congelar alguns depois de arrefecidos. Quando quiser, tem sempre um petisco à mão, basta descongelar à temperatura ambiente ou no microondas.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.