Uma ideia fresquinha e diferente.
Fotografia, Cozinha e Escrita fascinam a blogger Susana Gomes do Blog No Soup for you. Conheçam agora os segredos de como confeccionar uma bela empadinha de salmão, soa a fresco!
Sempre fui uma pessoa mais de salgados do que de doces.
Tartes, salgadinhos, empadas, são a minha comida de conforto em qualquer altura do ano. Agora no Verão, seja o mote uma refeição para a praia, festas com os amigos, piqueniques ou jantares de preguiça, empadas caseiras tornam-se básicos a ter sempre na manga.
A que está no meu livro Velocidade Colher, em versão XL, de frango, ananás e requeijão, é das mais vezes repetidas e que nunca cansa. Mas são muitas vezes as sobras que há pelo frigorífico que dão o mote para a escolha do recheio e para alguns jantares de tranquilidade a descansar no congelador.
No meu trabalho celebro o amor e alegria dos momentos mais bonitos das nossas vidas, mas aqui no backstage, nem sempre é fácil manter a frescura que esses momentos inspiram.
Haja energia! Haja alegria. Haja empadas das boas.
Rende aprox. 10 un
Massa:
20 g de banha
20 g de azeite
100 ml de sumo de laranja
1 ovo
Sal
200 g de farinha de trigo integral
100 g de farinha de trigo T55
1 gema de ovo, p/ pincelar
Recheio:
Azeite
1 dente de alho
1 bolbo de funcho
1 posta grande de salmão, limpo de peles e espinhas (usei sobras de salmão grelhado)
1 c.chá de farinha 80 ml de sumo de laranja
Sal e pimenta preta moída na altura
1 mão cheia de rama de funcho
Preparação tradicional
Para a massa, misture a banha derretida com o azeite e o sumo de laranja. Misturar depois o ovo, o sal e as farinhas e amassar até a massa se apresentar homogénea e maleável (a massa deve ficar suficientemente seca para não colar às mãos). Forme uma bola e reserve.
Para o recheio, faça um refogado com o azeite, o alho e o funcho picados. Adicione o salmão e deixe em lume médio até que fique cozinhado. Com as costas da colher de pau, desfaça-o grosseiramente. Tempere com sal e pimenta, junte o sumo de laranja e a farinha, e mexa até a farinha se dissolva e o molho ganhe corpo. Deixe mais uns minutos em lume brando, junte o funcho em rama, envolva e retire para uma taça para que arrefeça.
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Estenda a massa com o rolo numa superfície enfarinhada, e forre com ela forminhas de empada, picando o fundo com um garfo (reserve uma parte da massa para cobrir). Distribua o recheio já frio e cubra com a massa restante.
Decore a gosto, pincele com a gema batida e leve ao forno a 200ºC cerca de 25 a 30 minutos.
Preparação robot de cozinha
Para a massa, coloque no copo a banha, o azeite e o sumo de laranja e programe 2 min/50ºC/vel 1. Adicione o sal, o ovo e as farinhas e misture 20 seg/vel 6. Se verificar que a massa se agarra aos dedos, adicione um pouco de farinha e programe mais alguns segundos na vel 6. Retire do copo e forme uma bola.
Para o recheio, coloque no copo o azeite, o alho e o funcho, programe 5 seg/vel 5 e depois refogue 5 min/100ºC/vel 1. Adicione o salmão cortado em pedaços e programe 5 min/100ºC/vel 1. Tempere com sal e pimenta, junte o sumo de laranja e a farinha e programe mais 3 min/100ºC/vel 1. Junte o funcho em rama, envolva com a espátula e retire para uma taça para que arrefeça.
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Estenda a massa com o rolo numa superfície enfarinhada, e forre com ela forminhas de empada, picando o fundo com um garfo (reserve uma parte da massa para cobrir). Distribua o recheio já frio e cubra com a massa restante.
Decore a gosto, pincele com a gema batida e leve ao forno a 200ºC cerca de 25 a 30 minutos.
* Caso não sejam para comer no dia, congele as empadas logo depois de arrefecerem, para que ao descongelar se mantenham como acabadas de fazer.
Visitem ainda a Página de Facebook de No Soup For You.
Este artigo foi útil para si?