Deliciosa receita de Bolo de Maçã Tatin - Pumpkin.pt

Deliciosa receita de Bolo de Maçã Tatin

Bolo de Maçã Tatin com caramelo

Este bolo de Maçã Tatin é uma receita super fácil e deliciosa inspirada na Tarte Tatin, uma das nossas sobremesas preferidas!

A Família Pumpkin adora aproveitar os dias frios para ficar em casa e por a mão na massa com a ajuda das abobrinhas. Desta vez, decidimos fazer um bolo de Maçã Tatin, uma receita super fácil e deliciosa! É inspirado na Tarte Tatin, uma das nossas sobremesas preferidas, mas em vez de ser feita com massa folhada foi feita como um bolo. 

Desta vez a ajudante de cozinha não foi uma abobrinha, mas a Moulinex Prep’line, uma simpática batedeira que vai misturando tudo enquanto vamos preparando os ingredientes (não lambe as taças nem dá beijinhos melosos, mas não se pode ter tudo).

Ingredientes

  • Bolo
  • 3 maçãs (tipo reineta ou Royal Gala),
  • 300 g de farinha com fermento,
  • 150g de açúcar,
  • 200 ml de leite,
  • 150g de manteiga,
  • 2 ovos
  • Canela

Ingredientes

(Podem incluir passas, lá em casa as abobrinhas não gostam)

Cobertura

150 g de açucar

200 ml de leite

Amêndoas em lascas (podem substituir por nozes)

 

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180º.

Unta-se de manteiga uma forma redonda, polvilha-se de açúcar e forra-se com maçã cortada em fatias (dispostas em círculos, como numa tarte).

Maça Cortada

Na Moulinex Prep’line batem-se os restantes ingredientes do bolo: o açúcar com os ovos, junta-se a manteiga amolecida, o leite e finalmente a farinha.

Moulinex

Deita-se a mistura do bolo e leva-se ao forno durante 50 minutos a 1 hora (quando um palito sair seco está pronto).

Bolo

Ainda com o bolo quente tira-se da forma com cuidado para as fatias de maçã saírem perfeitas.

Bolo

Enquanto o bolo arrefece prepara-se a cobertura.

Faz-se o caramelo com método seco – deita-se o açúcar numa panela larga e alta até ficar todo dourado – pode-se ir retirando o açucar já derretido para cima do restante para não aquecer demais.

Bolo saido do forno

Quando estiver todo derretido deita-se o leite, previamente aquecido (podem aquecer no micro-ondas durante 1 minuto). Deve fazer-se com muito cuidado, preferencialmente com uma luva de forno para não se queimar. Não se preocupem se ficar o açúcar cristalizado, vão mexendo e o açúcar dissolve-se fazendo uma calda de caramelo.

Deitem o caramelo sobre o bolo – também podem optar por servir o molho de caramelo separadamente – as abobrinhas preferiam o bolo menos doce, a avó adorou assim.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *