Família > Comer > Receitas deliciosas

Crumble saudável de quinoa e cerejas

Crumble saudável de quinoa e cerejas

Feito sem forno!

Crumble é provavelmente a sobremesa que é mais fácil de fazer no mundo. A receita básica é: fruta e uma cobertura de farinha, manteiga e acúcar. Muito açúcar!

Para ter uma alternativa mais saudável a Eva do Jornada do Sabor experimentou uma versão com Quinoa: uma receita doce, mas sem açúcar, sem glúten e vegan.

Com um saco cheio de cerejas biológicas que os seus sogros lhe trouxeram do norte nasceu a ideia de preparar um crumble de quinoa com cerejas.

O resultado foi sucesso em casa!

Ingredientes:

  • 1 copo de quinoa (usei Quinoa Portuguesa);
  • 2 copos de leite de arroz e coco (ou outro leite vegetal);
  • 1 pitada de baunilha ou 3 gotas de concentrado de baunilha;
  • Casca  e sumo de uma limão;
  • 300g cerejas frescas sem caroço;
  • 1 colher de chá de Agar-Agar;
  • 1/2 copo de raspas de coco;

Preparação:

– Demolhar a Quinoa durante pelo menos 4 horas. Vê aqui os benefícios de demolhar cereais e leguminosas.

– Cozinhar a Quinoa com o dobro de leite de arroz e coco, durante 15 minutos, em lume brando. Juntar também a baunilha e a casca de limão (em pedaços grandes para depois ser mais fácil de tirar). Desligar e deixar descansar mais um bocadinho. Quando estiver arrefecido tirar a casca de limão.

– Entretanto colocar 1/3 das cereja sem caroço e o sumo de uma limão no mixer, para fazer uma espécie de batido. Cozinhar o Agar-Agar com este batido de cereja durante 3-4 minutos, sempre mexendo. Ao final juntar o resto das cerejas e deixar descansar.

– Tirar 1/3 da Quinoa e colocar numa forma de vidro. Fazer uma ligeira pressão com uma colher para ter um chão de quinoa de 1-2 cm.

– Colocar a massa de cereja e Agar-Agar em cima. Deixar no frigorífico durante 30 minutos para ficar sólido. No final misturar as raspas de coco com o resto da quinoa e espalhar em cima das cerejas. Para dar mais um toque especial pode servir o Crumble com uma bola de gelado ou chantilly de coco.

– Esta receita funciona sem forno. Se quiser um crumble quente e crocante é só por no forno durante 15-20 minutos, a 180°C.